X

Cotidiano

Trem iluminado passará por duas cidades da Baixada Santista

Durante três semanas, locomotivas da Rumo serão enfeitadas parar levar uma programação cultural natalina às cidades

Luana Fernandes

Publicado em 24/11/2023 às 08:30

Atualizado em 24/11/2023 às 21:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na Baixada Santista, o trem passará por Cubatão e Santos no dia 21 / Divulgação

Um trem iluminado vai passar pela malha ferroviária do Estado de São Paulo durante o mês de dezembro. Fruto de uma parceria com o Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), através do Instituto Acerte, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a MRS Logística vão realizar a ação "Rumo ao Natal" entre 2 e 21 de dezembro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nas três semanas que antecedem o natal, em 25 de dezembro, a população do Interior e do Litoral poderão acompanhar a passagem do trem e participar de eventos gratuitos com os "Trens de Natal", Papai Noel e apresentações culturais. Na Baixada Santista, o trem passará por Cubatão e Santos no dia 21, encerrando a programação.

Para a ação especial, a Rumo utilizará duas locomotivas GE, a 9270, uma C30-7 que é de propriedade da Rumo e uma C30-7A de número 7202, que pertence à ABPF e foi fabricada em 1990 pela General Electric, os veículos receberam aproximadamente 3.000 metros de fitas LED branca em todas as extensões.

A programação tem previsão de início da ação sempre a partir das 18h, ou por volta disso, com o horário de chegada no destino final entre 22h e 0h. O roteiro inclui municípios como Sumaré, Araraquara, São José do Rio Preto, Rio Claro, Americana, Campinas, e também Cubatão e Santos no litoral. No total, o trem iluminado vai percorrer mais de 800 quilômetros.

"2023 ficará marcado como mais um ano em que a Rumo, com a ajuda dos parceiros, realiza a ação com os 'Trens de Natal'. Nos sentimos honrados em proporcionar momentos inesquecíveis e especiais para tantas famílias. Todos os anos, perto de dezembro, recebemos diversas mensagens em nossos canais de atendimento e redes sociais perguntando sobre as locomotivas, as atrações e, principalmente, sobre a visita do 'Bom Velhinho' que encanta as crianças. Quando chegamos com o trem iluminado e o Papai Noel nas cidades, a emoção é sempre muito grande, principalmente do público infantil", fala Rodrigo Machado Thomaz, Gestor de Sustentabilidade da Rumo.

Uma das ações especiais contará com a presença do saxofonista Derico, do Programa do Jô, fazendo apresentações nos destinos finais do percurso. Já para as crianças, o Papai Noel e os duendes marcam presença em todas as cidades que forem o destino final dos trens (São José do Rio Preto (05/12), Araraquara (09/12), Rio Claro (13/12) e Louveira (16/12).

Os shows do Derico ocorrerão sempre dentro da "janela" de previsão de chegada do trem, que será entre 22h e 0h. O saxofonista, que toca o instrumento desde os 11 anos de idade, se tornou conhecido na mídia pelas suas atuações no Programa do Jô, o talk show apresentado pelo comediante Jô Soares que foi exibido pela TV Globo durante quase duas décadas (entre 2000 e 2016). 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Conheça o novo vírus mayaro, que provoca febre, dores e pode chegar na área urbana

Cientistas da Unicamp, USP, Imperial College de Londres e Universidade de Kentucky (EUA) pedem medidas urgentes de vigilância epidemiológica a fim de evitar avanço da doença

Santos

Restaurante e patrimônio gastronômico de Santos, Sideral completa 60 anos

Localizado no número 562 da Avenida Francisco Glicério, o hoje restaurante foi fundado originalmente na Rodrigues Alves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter