Cotidiano
A modalidade não exige equipamentos, mas alguns adeptos optam por usar adereços como máscaras, luvas e até rabos para compor a experiência
Apesar das semelhanças com o universo furry pessoas que se vestem como animais antropomorfizados , os praticantes de quadrobics não se consideram parte desse nicho / Reprodução Tik Tok/ @yuzukaa_therian
Continua depois da publicidade
Uma nova moda fitness está chamando atenção na internet: o quadrobics, prática em que pessoas se exercitam agachadas, imitando os movimentos de animais quadrúpedes.
A modalidade não exige equipamentos, mas alguns adeptos optam por usar adereços como máscaras, luvas e até rabos para compor a experiência.
Continua depois da publicidade
Apesar das semelhanças com o universo furry — pessoas que se vestem como animais antropomorfizados —, os praticantes de quadrobics não se consideram parte desse nicho. Alguns, inclusive, se identificam como therians, ou “não-humanos”.
No TikTok, a hashtag #Quadrobics já acumula mais de 406 mil publicações, muitas delas feitas por adolescentes, e no Instagram o movimento também cresce. Para quem pratica, a atividade é uma forma diferente de exercitar o corpo por meio de “movimentos primitivos”.
Continua depois da publicidade
De acordo com entrevistas ao New York Post, quem adota a modalidade afirma notar benefícios como aumento da força muscular, perda de peso e definição abdominal. Além disso, destacam que a prática não possui conotação sexual, sendo voltada exclusivamente para saúde e bem-estar.
O personal trainer Jarrod Nobbe, técnico nacional da USA Weightlifting, explicou ao jornal americano que o quadrobics ativa de forma contínua músculos importantes, como abdominais, oblíquos e estabilizadores profundos, essenciais para sustentar a coluna e manter o equilíbrio.
“Seus ombros, peito, dorsais, glúteos e quadríceps também são bastante trabalhados. Como o movimento é dinâmico e constante, ele eleva a frequência cardíaca e auxilia na perda de gordura”, detalhou Nobbe.
Continua depois da publicidade
O treinador também ressalta o caráter lúdico e inovador da prática. “Movimentos primitivos, fluxo animal e práticas similares estão ganhando força porque as pessoas buscam formas mais funcionais, holísticas e divertidas de se movimentar.”
Com a popularidade crescente em países como os Estados Unidos, resta saber se o quadrobics vai conquistar também o público brasileiro, surfando na onda de modalidades alternativas que unem exercício físico, criatividade e entretenimento.