A ação simulou a queda de um escalador de uma altura de 30 metros / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
Equipes de resgate de São Paulo participaram de um exercício prático na última terça-feira (15) no Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. A ação simulou a queda de um escalador de uma altura de 30 metros, envolvendo bombeiros, médicos, policiais e profissionais da Fundação Florestal.
A iniciativa tem como objetivo preparar os profissionais que atuam em ocorrências nas trilhas e áreas montanhosas do estado, principalmente com o crescimento do turismo de aventura.
Continua depois da publicidade
O treinamento também se mostrou oportuno diante de recentes acidentes envolvendo turistas no Brasil e no exterior, aumentando a necessidade de resposta ágil e eficaz nessas situações.
O exercício teve início com o acionamento do Centro de Operações por meio de um QR Code instalado em placas de sinalização nas trilhas. Esse sistema permite a localização exata da ocorrência.
Continua depois da publicidade
Em seguida, a equipe terrestre do Corpo de Bombeiros iniciou a subida até o ponto onde estaria a vítima, utilizando cordas fixadas em árvores, com o suporte da aeronave Águia, da Polícia Militar.
Depois do resgate com içamento, a equipe médica fez os primeiros atendimentos no local, com avaliação de sinais vitais e imobilização. A vítima foi transportada de helicóptero até o Hospital Regional de Taubaté.
O protocolo de atendimento considera que, em acidentes como esse, é fundamental que a vítima receba cuidados médicos em menos de uma hora.
Continua depois da publicidade
Além das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, o exercício contou com médicos do GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências e Emergências) e a participação da Fundação Florestal.
O trabalho conjunto garante que, em caso de emergência, a resposta envolva desde o acionamento até o transporte hospitalar em tempo adequado.
São Paulo possui mais de 250 quilômetros de trilhas mapeadas, distribuídas em mais de 20 Áreas Naturais Protegidas.
Continua depois da publicidade
Caminhar por esses trajetos permite ao visitante ter contato direto com diferentes paisagens e a rica biodiversidade da Mata Atlântica. O governo estadual disponibiliza um guia com informações detalhadas sobre as trilhas no site oficial.
Com o crescimento do turismo ecológico e esportes ao ar livre, as autoridades reforçam a importância da conscientização dos visitantes quanto aos riscos e da preparação das equipes de resgate.
A estrutura de resposta conta com presença da Defesa Civil nos municípios, bombeiros 24 horas e unidades de saúde de pronto atendimento, garantindo suporte contínuo a qualquer eventualidade.
Continua depois da publicidade