X

Cotidiano

Trégua alivia bloqueio na Síria, dizem ativistas

A trégua é a mais recente a ser alcançada nos últimos meses entre o governo do presidente Bashar Assad e grupos rebeldes díspares no país devastado pela guerra

Publicado em 10/11/2013 às 15:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Funcionários do governo sírio e rebeldes chegaram neste domingo a um acordo para aliviar o bloqueio que já dura semanas em Qudsaya, uma cidade controlada pelos rebeldes perto da capital síria, permitindo que alimentos cheguem aos civis no local pela primeira vez, disseram ativistas.

A trégua é a mais recente a ser alcançada nos últimos meses entre o governo do presidente Bashar Assad e grupos rebeldes díspares no país devastado pela guerra. O acordo ocorreu, à medida que a Coalizão Nacional Síria, o principal grupo de oposição na Síria apoiado pelo Ocidente, iniciou o segundo dia de uma reunião de dois dias em Istambul para decidir se participará de uma conferência de paz planejada pelos EUA e a Rússia em Genebra. A Coalizão tem apelado por medidas de boa vontade, como a retirada dos cercos em áreas controladas pelos rebeldes.

O grupo ativista Qudsaya Media Team confirmou a trégua em um comunicado, mas forneceu poucos detalhes. No início de novembro, o grupo afirmou que os mercados locais tinham ficado sem comida e os habitantes mais pobres da região estavam passando fome.

Rami Abdurrahman, do Observatório Sírio para Direitos Humanos, disse que o acordo permitiu que alimentos e farinha de pão chegassem à cidade nos arredores de Damasco, que está sob bloqueio desde outubro. O Observatório acompanha a Síria por meio de uma rede de ativistas em terra. 

Funcionários do governo sírio e rebeldes chegaram neste domingo a um acordo para aliviar o bloqueio que já dura semanas em Qudsaya, uma cidade controlada pelos rebeldes perto da capital síria (Foto: Ebastian Scheiner/Associated Press)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter