Cotidiano

Travessias no litoral de SP ganham 40 embarcações e ampliam oferta em 34%

Operação Verão 2025-2026 reforça balsas e lanchas, aumenta capacidade e melhora a mobilidade costeira

Luna Almeida

Publicado em 22/12/2025 às 23:55

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A frota, que contava com 29 balsas e lanchas na temporada passada, passou a operar com 40 unidades / Divulgação/Agência SP

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A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) colocou em prática, no sábado (20), o plano operacional que integra a Operação Verão 2025–2026. A ação, que reúne diferentes órgãos do Governo de São Paulo em uma atuação conjunta ao longo da alta temporada, segue até março do próximo ano com foco no atendimento reforçado à população que circula pelo litoral.

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Para absorver o aumento de demanda típico desse período, o Estado ampliou significativamente o número de embarcações disponíveis. 

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A frota, que contava com 29 balsas e lanchas na temporada passada, passou a operar com 40 unidades – um crescimento de 34% na capacidade de transporte, elevando de 689 para 923 o número de veículos que podem ser deslocados simultaneamente.

Atendimento a pedestres e ciclistas também cresce

O reforço se estende ao transporte de pedestres e ciclistas. O número de lanchas subiu de seis para oito, um aumento de 33%, o que amplia o atendimento para até 2.489 usuários. 

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A ampliação integra um conjunto de ações estratégicas voltadas à modernização do sistema costeiro, que desde 2023 já recebeu mais de R$ 219 milhões em investimentos estaduais.

Entre as melhorias, estão 21 embarcações renovadas, requalificação de estruturas de embarque e a modernização de estações como as de São Sebastião, Praça da República e Vicente de Carvalho.

Com todas as linhas operando com embarcações reserva, a Semil reforça a confiabilidade do serviço, garantindo resposta mais rápida em momentos de pico ou intercorrências.

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Litoral Norte recebe reforço adicional durante a alta temporada

A região do Litoral Norte deve registrar o maior crescimento de demanda – cerca de 8% em relação ao último verão. 

Por isso, a travessia São Sebastião-Ilhabela contará com uma embarcação extra durante toda a operação. Com a inclusão da FB-17, esse trecho terá capacidade ampliada em 39%.

No período do Réveillon, a expectativa é de aumento ainda mais expressivo: entre 28 de dezembro e a primeira semana de janeiro, a procura pode subir 42%.

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Entre as medidas adotadas para organizar o fluxo estão a cobrança antecipada de passagens e a operação “Bate-Volta”, em que a embarcação retorna vazia à margem mais procurada, reduzindo manobras e acelerando o atendimento.

O pacote de ações envolve ainda melhorias em atracadouros, organização das áreas de espera, reforço de equipes técnicas e sinalização aprimorada – tudo para reduzir o tempo de espera e garantir previsibilidade aos usuários.

Panorama das demais regiões e orientações ao usuário

No Litoral Centro – que compreende as travessias Bertioga-Guarujá, Santos-Guarujá e Santos-Vicente de Carvalho – o aumento previsto é de aproximadamente 3%. Já o Litoral Sul tende a manter o comportamento identificado nos últimos anos, com leve retração no fluxo.

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A Semil orienta que os usuários consultem informações atualizadas antes de viajar. O atendimento funciona pelo número 0800 77 33 711.

Regras para caminhões

As regras já adotadas em temporadas anteriores continuam valendo:

  • redução de 49% no transporte de caminhões de quatro eixos ou mais nos horários de maior movimento;
  • aumento de 76% no volume de veículos de três eixos durante a madrugada, quando há desconto de 20% na tarifa.

Avanços previstos para 2026

O próximo ano marcará um novo ciclo de modernização com a Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias, prevista no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP). 

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O aporte estimado é de R$ 2,5 bilhões para expandir e modernizar 14 ligações aquaviárias no litoral, na Região Metropolitana de São Paulo e no Vale do Paraíba.

A PPP deve beneficiar anualmente cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos, consolidando o sistema como um eixo essencial para a mobilidade costeira e o desenvolvimento regional.

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