Travessia de balsa no litoral de SP / Reprodução/Governo de SP
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O estado de São Paulo lança um plano ambicioso para dar nova vida às travessias hídricas: balsas e terminais passarão por uma modernização ampla com foco em conforto, eficiência e sustentabilidade. O projeto, que vai reunir investimentos públicos e privados, visa atender e melhorar o transporte aquaviário usado por milhões de pessoas anualmente.
Serão contempladas 14 linhas aquaviárias espalhadas por várias regiões do estado, incluindo rotas litorâneas como Santos-Guarujá e São Sebastião-Ilhabela, além de trechos em áreas isoladas que dependem desses caminhos para se conectar ao continente. Os terminais que não têm estrutura moderna serão construídos, e os já existentes serão reformados e ampliados para oferecer ambientes climatizados, acessibilidade, banheiros, áreas de alimentação e sistemas de informação para usuários.
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Um dos pilares da modernização é a renovação da frota de embarcações. Serão adquiridas novas balsas, muitas delas com motorização elétrica, o que reduzirá emissões de carbono, ruídos e custos de operação. A meta é substituir a frota atual gradualmente, integrando tecnologia e ecologia no transporte aquaviário.
Para viabilizar o projeto, o governo propõe uma concessão patrocinada (PPP) com prazo estimado de 20 anos, em que a iniciativa privada será responsável por operação, manutenção e investimentos, enquanto o Estado garante parte da remuneração e estabilidade tarifária.
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Um leilão já foi marcado para 13 de novembro de 2025, momento a partir do qual serão escolhidas as empresas que assumirão o serviço.
Hoje, o sistema de travessias hídricas atende cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Com as melhorias, espera-se reduzir filas em horários de pico, aumentar a segurança, oferecer maior conforto e atender a expectativa de usuários por serviços mais dignos e eficientes.
*Com informações da Agência SP
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