Governo do SP educacao
Governo do SP educacao mob

Travessia Bertioga/Guarujá ganha lancha exclusiva para pedestres e ciclistas

Com capacidade para 190 passageiros, embarcação reforça o serviço de travessias no litoral

Comentar
Compartilhar
18 MAI 2020Por Da Reportagem19h00
A lancha passou recentemente pelo Novo Programa de Reformas e ManutençõesFoto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Logística e Transportes e a DERSA entregam nesta segunda-feira (18) uma embarcação exclusiva para pedestres e ciclistas para a Travessia Bertioga/Guarujá. Com capacidade para 190 usuários, a lancha irá reforçar o serviço na região.

Durante o Carnaval deste ano, a Travessia Bertioga/Guarujá contou pela primeira vez com esse serviço, que agora passa a ser diário.

"Fizemos o teste durante o Carnaval e a avaliação foi positiva. Com a nova embarcação o serviço será otimizado e a segurança dos passageiros reforçada. A lancha exclusiva para pedestres permite ainda aumentar a capacidade da balsa de carros, reduzindo o tempo de espera", informa o Secretário de Estado de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

A travessia Bertioga/Guarujá recebe cerca de 1.860 pedestres e ciclistas, 850 automóveis e 150 motos por dia. Com a novidade, as balsas de veículos terão mais espaço e redução de tempo de espera.

A lancha passou recentemente pelo Novo Programa de Reformas e Manutenções, que vem promovendo a renovação da frota de balsas e lanchas da DERSA.

"A entrega da lancha Itapema amplia a capacidade operacional do sistema, proporcionando mais conforto e segurança para os usuários da travessia Bertioga/Guarujá", explica João Luiz Lopes, diretor-presidente da DERSA.

Todas as embarcações cumprem um cronograma de manutenção preventiva e se encontram em perfeitas condições de funcionamento, aprovadas e certificadas para operar. As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário.

Ações contra o coronavírus:

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus e das ações tomadas para evitar aglomerações de pessoas e impedir a proliferação da doença, a DERSA limitou passageiros e cliclistas em travessias de lanchas. Em razão disso, a lancha Itapema irá operar inicialmente com 92 lugares até o fim das restrições do Covid-19.

A empresa tem tomado medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Também reforçou a limpeza e a higienização das lanchas, que estão sendo feitas a cada viagem. Foi disponibilizado ainda material visual contendo informações sobre as medidas de prevenção.

A principal recomendação é higienizar as mãos. São cuidados simples, mas importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

Canais de Comunicação

Os usuários das Travessias Litorâneas têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android e IOS.