X

Cotidiano

Transporte põe em risco pacientes em São Vicente

Veículos da Prefeitura sobem e descem a serra com problemas de freios e parcialmente destruídos. Defensoria será acionada por usuários

Carlos Ratton

Publicado em 09/06/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Portas danificadas do micro-ônibus tem que ser fechadas com cadeado; Situação da ambulância é preocupante e totalmente perigosa / Divulgação

Tragédia anunciada. Os veículos oferecidos pela Secretaria de Saúde de São Vicente para transportar, diariamente, crianças e adultos que precisam de atendimento em São Paulo (Capital) são completamente inseguros, colocando sob risco de morte os passageiros não só nas vias urbanas como, principalmente, na subida e descida da serra.

A denúncia é de uma usuária frequente do serviço, mãe de uma adolescente em tratamento no Hospital das Clínicas, indignada com a falta de cuidado da Prefeitura. Ela e mais um grupo de pacientes pretendem, nos próximos dias, procurar auxílio da Defensoria Pública.  

“Já vi pessoas caindo dentro do micro-ônibus por falta de sinto de segurança, após o motorista ser obrigado a frear. Já vi motorista parar na estrada de madrugada para tentar arrumar o carro para os pacientes não perderem as consultas. Por sinal, eles trabalham em situações precárias. Alguns chegaram a tirar dinheiro do bolso para consertar o veículo”, afirma a munícipe, que pediu para não ser identificada com medo de perseguição e perder o benefício, mesmo sob risco.

Ela e dezenas de outras pessoas não têm condições de pagar transporte particular. Ela conta que a porta do micro-ônibus não fecha e é necessário um cadeado improvisado. O painel encontra-se danificado. A cidadã enviou dezenas de fotografias que comprovam seu testemunho. A ambulância, por exemplo, tem problemas na tranca da porta; ferrugem por todos os lados; vidros do para-brisa e lanternas soltos (presos por fitas adesivas de forma improvisada); bancos rasgados; e problemas nos freios e câmbio.

“Corremos mais riscos de morte nas viagens do que com a doença. Já transportaram seis pessoas na ambulância – na maca, no banco lateral e outro na frente com o motorista”, revela, alertando que tem gente que perdeu a consulta por conta das más condições dos veículos, entre eles uma van, que também não possui condições nenhuma para continuar trafegando.

Crianças

Ela revela que, em média, de quatro a cinco crianças são transportadas todos os dias, com acompanhantes, nessas condições. Conta ainda que uma criança chegou a quebrar o dedo após uma freada brusca. “Já vi pessoas passando mal porque o carro estava praticamente sem freios na descida da serra”, denuncia.                        

As pessoas são recolhidas próximas de suas residências e o transporte é agendado pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) da Prefeitura.

“Tem que marcar com 10 dias de antecedência, mas é comum avisarem que não tem vaga no carro e não podem fazer nada. Então, perdemos a consulta ou tiramos do nosso bolso, desequilibrando o orçamento doméstico. Tem pessoas que ficam esperando no ponto marcado e o carro não aparece por questões mecânicas”, conclui.

Prefeitura

Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), informa que há processo licitatório em andamento para manutenção dos veículos. A Sesau informa também que estuda formas de melhorar o transporte dos pacientes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter