Cotidiano
Monitoramento aponta momentos de pico e fluxo intenso rumo às praias; se programe e fuja das filas
Pedágio da Imigrantes por volta das 13h desta segunda, dia 29 / Reprodução/Câmeras Ecovias
Continua depois da publicidade
Quem deixou para descer a serra nesta segunda-feira (29) já vai encontrar um cenário desafiador nas rodovias que ligam a capital ao litoral paulista. Com a previsão de que mais de 2 milhões de veículos deixem a Grande São Paulo rumo às praias para o Réveillon, as concessionárias e a ARTESP emitiram alertas sobre os períodos de pico, apelidados pelos motoristas de "horários proibidos".
A "Operação Descida" (esquema 7x3) já está implantada no Sistema Anchieta-Imigrantes para tentar dar vazão ao fluxo, mas o volume de carros deve saturar as pistas a partir desta tarde. Se você quer evitar ficar parado no meio da serra, confira o cronograma oficial de tráfego.
Continua depois da publicidade
Para quem segue rumo a Santos, Guarujá, Praia Grande e Litoral Sul, a Ecovias alerta que a janela de trânsito livre está se fechando. O monitoramento aponta que o motorista deve evitar os seguintes períodos:
O destino de quem busca Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela também exige paciência. Segundo a Concessionária Tamoios, a rodovia opera com capacidade máxima.
Continua depois da publicidade
Para fugir das filas quilométricas, a recomendação das autoridades de trânsito é apostar na madrugada. As únicas janelas de tráfego moderado ou livre previstas são:
A orientação é conferir os aplicativos de trânsito (Waze ou Google Maps) antes de ligar o motor e manter a hidratação no carro, pois o calor na serra promete ser intenso.