O trânsito na cidade de São Paulo teve uma redução de 16,6% nos horários de pico à tarde / Divulgação
Continua depois da publicidade
O trânsito na cidade de São Paulo teve uma redução de 16,6% nos horários de pico à tarde (das 17h às 20h), em 2015, segundo a gestão Fernando Haddad (PT). Em relação aos números da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trânsito nessa faixa de horário teve uma média de 95 km no ano passado -em 2014, foram 114 km de extensão.
No período de trânsito mais intenso pela manhã (das 7h às 10h), a redução foi menor: 6,6%. Em 2015, a média foi de 70 km contra 75 km, em 2014.
Continua depois da publicidade
A gestão Haddad atribui os resultados às "medidas adotadas pela Prefeitura para a melhoria do trânsito da cidade", como a ampliação de faixas de ônibus e de ciclovias, a reforma de semáforos e a redução da velocidade máxima nas Marginais e em outras vias.
Segundo secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, "foram essas diversas intervenções no viário que, na nossa avaliação, fizeram com que melhorasse a fluidez, tanto dos ônibus como dos carros". "Quando se implanta uma faixa de ônibus, você acaba tirando o carro estacionado, ganha mais uma via na cidade e facilita carga e descarga. O mesmo ocorre com as ciclovias."
Continua depois da publicidade
Para Tatto, a redução da velocidade máxima permitida em diversas vias da cidade colaborou também para a melhoria na fluidez nos horários de pico porque com a redução de acidentes, os demais veículos ficam menos tempo parados. "Além disso, a redução da velocidade traz um espaço menor entre um veículo e outro. É como se ganhássemos mais uma faixa. O trânsito fica mais compacto."
A CET mede a lentidão entre 7h e 20h a cada 30 minutos. Segundo a companhia, foi registrada queda dos congestionamentos nos 27 horários de aferição.