Cotidiano
O grupo aprendeu sobre todo o processo administrativo alfandegário e o modelo de atendimento, acompanhando desde a chegada até a saída das cargas
O projeto abre as portas da empresa para que estudantes do Ensino Médio e Técnico em diversas áreas conheçam na prática a rotina de um terminal portuário. / Isabella Fernandes/DL
Continua depois da publicidade
28 estudantes tiveram a oportunidade de participar do projeto Conheça a Transbrasa e vivenciar, na prática, o que aprendem na teoria durante as aulas na Escola Técnica Estadual "Escolástica Rosa". O passeio foi realizado na última sexta-feira (16).
O projeto abre as portas da empresa para que estudantes do Ensino Médio e Técnico em diversas áreas conheçam na prática a rotina de um terminal portuário.
Continua depois da publicidade
O grupo aprendeu sobre todo o processo administrativo alfandegário e o modelo de atendimento, acompanhando desde a chegada até a saída das cargas.
A professora responsável pelos alunos, Melissa Lima Oliveira Rego, aproveitou sua aula para proporcionar uma experiência diferente aos jovens. Ela destacou a importância que projetos como esse têm na formação dos estudantes.
"O diferencial é quando as pessoas abraçam os alunos e conseguimos realizar aulas diferentes. A Transbrasa é um grande exemplo disso", afirmou.
Continua depois da publicidade
Todos os alunos da turma participaram do evento e fizeram questão de estar presentes. Alguns foram direto do trabalho e outros até pediram para sair mais cedo, não perdendo a oportunidade.
Ana Luiza dos Santos, estudante de 17 anos, contou à Reportagem que começou a sonhar com seguir carreira na área após se inspirar em seu pai ao longo de toda a vida. "Essa visita é muito boa para vermos todo o processo logístico na prática", contou.
Já pensando na futura faculdade, o jovem Thiago Rodrigues Nascimento, de 18 anos, afirma que seu caminho será o Comércio Exterior. Ele pretende iniciar a graduação em breve e considera a visita à Transbrasa uma excelente oportunidade para ampliar seus conhecimentos.
"Nos 50 anos da Transbrasa, sempre fez parte da nossa cultura promover a educação e ajudar a formar os jovens para o mercado de trabalho", explica o CEO da empresa Bayard Umbuzeiro Neto.
Continua depois da publicidade
"É sempre uma satisfação enorme receber e passar nossa experiência aos estudantes, porque eles serão a próxima geração que vai administrar o comércio exterior do nosso país", ressalta.
Além das visitas de estudantes de Santos, a Transbrasa recebe com frequência grupos de estudantes do interior paulista. "Nossas portas estão abertas para colaborar na formação profissional dos jovens que tenham interesse na área portuária", completa Bayard.
A Transbrasa completou 50 anos de atividades com uma história profundamente ligada ao Porto de Santos. A empresa é reconhecida pela liderança em inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes.
Continua depois da publicidade
Hoje, a Transbrasa provê aos clientes serviços completos de comércio exterior, de ponta a ponta, oferecendo planos personalizados e customizados para atender às características de transporte, movimentação e armazenagem exigidas por cada tipo de carga. Tudo é feito em conformidade com as determinações das autoridades, especialmente da Anvisa e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Por sua atuação pela preservação do meio ambiente, a empresa recebeu o Selo Pró-Clima Ouro de Descarbonização dos Portos 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP).
Este selo reconhece e celebra os portos e empresas-membro da Aliança, que estão na vanguarda da sustentabilidade, demonstrando compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis.
Continua depois da publicidade