Tradicional cidade do litoral de SP tem histórico negativo de ventos fortes; relembre

De acordo com as autoridades, os ventos chegaram a atingir a marca de 111 km/h na manhã desta segunda-feira (28)

A Defesa Civil reforçou o aviso para ventania, ressaca e possibilidade de pancadas de chuva

A Defesa Civil reforçou o aviso para ventania, ressaca e possibilidade de pancadas de chuva | Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (28), a população da cidade de Santos acordou com uma forte ventania.

Continua após a publicidade

De acordo com as autoridades, os ventos chegaram a atingir a marca de 111 km/h. A título de curiosidade, para que um fenômeno seja classificado como furacão, é necessário que os ventos alcancem 115 km/h.

Veja: Ventania causa estragos, paralisa balsas e derruba árvores no litoral de SP; acompanhe.

Continua após a publicidade

Durante as primeiras horas, diversas estruturas foram atingidas pelo vento e acabaram deslocadas de seus locais originais.

Esse tipo de evento é histórico e já conhecido. Em 1915, por exemplo, a cidade de Santos foi atingida por fortes ventanias algumas árvores foram arrancadas e lançadas a dezenas de metros, assim como postes de telefonia.

Continua após a publicidade

O ciclone arrancou postes telefônicos, provocou desastres no mar, destruiu vidraças dos prédios mais elevados e retirou a fixação de tabuletas de estabelecimentos comerciais.

Além disso, outras estruturas importantes para a sociedade foram parcial ou totalmente destruídas. Na ocasião, uma tromba d’água também foi registrada.

Continua após a publicidade

Anos depois, em 1957, na Ilha de Urubuquiçabas, também foi atingida por um forte vendaval e em 2004.

A cidade de Peruíbe também tem histórico de fortes vendavais. Em 1987, fortes rajadas atingiram a cidade e assustaram moradores. Além disso, em 2007 outra forte ventania destelhou 80 residências e derrubou 35 postes, além de destruir um ginásio parcialmente.