Cotidiano
O evento reúne gastronomia típica, música ao vivo, apresentações culturais, feira criativa e uma programação que presta tributo à contribuição dos imigrantes italianos
Cada estande será operado por restaurantes e instituições locais, oferecendo receitas tradicionais que vão de massas artesanais a sobremesas e vinhos italianos / Divulgação/PMI
Continua depois da publicidade
O Centro Histórico de Santos vai se transformar em um verdadeiro pedacinho da Itália nos dias 16 e 17 de agosto, com a segunda edição da Festa Italiana. O evento gratuito será realizado no Parque Valongo, das 12h às 20h, reunindo gastronomia típica, música ao vivo, apresentações culturais, feira criativa, atividades para crianças e uma programação que presta tributo à contribuição dos imigrantes italianos para a cidade e para o Brasil.
Organizada pela Prefeitura de Santos, em parceria com a Società Italiana di Santos, a festa homenageia diferentes regiões da “Bota” e acontece em um local simbólico: o Parque Valongo, um dos principais pontos de chegada de imigrantes entre os séculos 16 e 19.
Continua depois da publicidade
Outra opção de lazer no litoral de São Paulo é o Circo Di Napoli, que traz o Disney Magic Show para encantar São Vicente
Os visitantes poderão provar pratos típicos de regiões como Sicília, Toscana, Vêneto, Lazio, Calábria, Lombardia, Piemonte e Emilia-Romagna. Cada estande será operado por restaurantes e instituições locais, oferecendo receitas tradicionais que vão de massas artesanais a sobremesas e vinhos italianos.
Continua depois da publicidade
O palco principal receberá apresentações que misturam a música tradicional italiana com releituras modernas, incluindo tributos a artistas consagrados como Eros Ramazzotti. Além disso, a Banda Guzella circulará pelo Bulevar XV de Novembro e pelo Bulevar Aéreo em performances itinerantes.
Para as crianças, haverá área kids com brinquedos infláveis, escultura de balões e maquiagem infantil. A Feira de Economia Criativa “Feito em Santos Valongo” reunirá produtos artesanais e autorais, e o escritor santista Ronaldo Andrade participará de conversas literárias.
O acesso ao Parque Valongo pode ser feito pela Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla ou pelo ponto de travessia de barcas entre Santos e Guarujá. A Prefeitura disponibilizará ônibus gratuitos com saída do Gonzaga e da Zona Noroeste, desembarcando na Praça Mauá.
Continua depois da publicidade
12h – Missa de abertura com padre Paolo
12h30 – Cerimônia oficial com autoridades
13h às 13h30 – Grupo Sinfônico POP Arte Viva, com Maestro Amilson Godoy e Lucas Degasperi
Continua depois da publicidade
13h30 às 14h30 – Lucas Degasperi: Il Cuore che Canta
15h às 16h30 – Via Mari + Nino Fornaro: Itália Antiga & Pop Atual
17h30 às 19h30 – Leonardo Ribeiro: Il Giro d’Italia
Continua depois da publicidade
12h às 13h30 – Sergio de Rosa e Banda
14h às 15h30 – Ricardo Bombarda e Teclados
16h às 17h30 – Harmomusical: Vivo per Italia
Continua depois da publicidade
18h às 19h30 – Tributo a Eros Ramazzotti, com Enzo Schiani
Atração itinerante - Banda Guzella: sábado e domingo, das 13h30 às 16h, circulando entre o Bulevar XV de Novembro e o Bulevar Aéreo.
Área Kids (sábado e domingo)
Continua depois da publicidade
12h às 19h – Brinquedos infláveis
14h às 18h – Escultura de balões com Juka Balões
14h às 18h – Maquiagem infantil
Continua depois da publicidade
Feito em Santos Valongo: sábado e domingo, das 12h às 20h, com expositores locais de produtos artesanais e autorais
Conversa Literária com o jornalista e escritor santista Ronaldo Andrade
Sábado (16): das 12h às 18h
Domingo (17): das 14h às 19h