Cotidiano
Com partidas marcadas para quartas e sextas-feiras à noite, trabalhadores já planejam como acompanhar a Seleção; entenda o que diz a lei sobre a dispensa
Diferente de edições anteriores, o fuso horário da América do Norte (EUA, México e Canadá) trará jogos em horários alternativos para os brasileiros. / @rafaelribeirorio/CBF
Continua depois da publicidade
A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026 começou, e com a definição dos horários da fase de grupos, uma dúvida toma conta dos escritórios e fábricas: teremos folga? Diferente de edições anteriores, o fuso horário da América do Norte (EUA, México e Canadá) trará jogos em horários alternativos para os brasileiros.
Prepare a agenda: o Brasil terá dois jogos cruciais em dias úteis, ambos no início da noite ou tarde da noite:
Continua depois da publicidade
13/06 (Sábado), 19h: Brasil x Marrocos
19/06 (Sexta-feira), 22h: Brasil x Haiti
Continua depois da publicidade
24/06 (Quarta-feira), 19h: Brasil x Escócia
A resposta curta é não. De acordo com a legislação brasileira (Leis nº 662/49 e nº 10.607/02), os dias de jogos da Seleção Brasileira não são feriados nacionais. Portanto, juridicamente, o expediente deve ser cumprido normalmente, a menos que haja um decreto específico (comum em órgãos públicos) ou decisão da própria empresa.
Não há obrigatoriedade legal para a dispensa. No entanto, o horário dos jogos em 2026 traz um componente novo:
Continua depois da publicidade
Turno Noturno: Como o jogo contra o Haiti será às 22h de uma sexta-feira, setores de serviços, segurança e fábricas com turnos noturnos precisarão negociar escalas.
Acordos Internos: É comum que empresas adotem a flexibilização, permitindo que funcionários saiam mais cedo ou assistam à partida no local de trabalho. Se a empresa liberar por conta própria, ela não pode descontar o salário.
Faltar ao trabalho para assistir ao jogo sem autorização prévia pode pesar no bolso. O trabalhador corre o risco de sofrer descontos no salário, perda do descanso semanal remunerado (DSR) e até advertências formais.
Continua depois da publicidade
Caso a Seleção avance para o mata-mata, os jogos continuarão ocorrendo em dias úteis. A orientação de especialistas é que o trabalhador busque o diálogo com o RH ou gestores com antecedência para propor compensação de horas, garantindo a torcida sem riscos ao contrato de trabalho