Trabalhadores da Sabesp aprovam indicativo de greve para o dia 2 de junho

A paralisação se deve ao impasse nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho. A categoria rejeitou o reajuste salarial de 7,21% feita pela Sabesp, com repasse para os benefícios

Comentar
Compartilhar
22 MAI 201511h03

Os trabalhadores da Sabesp da Baixada Santista e do Vale do Ribeira aprovaram, por unanimidade, um indicativo de greve, por tempo indeterminado, a partir da zero hora do dia 2 de junho. A decisão foi tomada na noite da última quarta-feira, durante as assembleias realizadas na sede do Sindicato dos Urbanitários (Sintius), em Santos, e na Associação Sabesp de Registro.

Nos próximos dias, a diretoria do Sintius realizará manifestações nas unidades da companhia de saneamento de ambas regiões. Novas assembleias serão realizadas no dia 1º de junho, às 18 horas, nos mesmos locais, para ratificar o início do movimento paredista.

A paralisação se deve ao impasse nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A categoria rejeitou a proposta de reajuste salarial de 7,21% feita pela Sabesp, com repasse para os benefícios.

Os trabalhadores defendem uma correção de 8,36% (índice da inflação acumulada nos últimos 12 meses, segundo o Dieese) mais aumento real de 6,3%, com base na produtividade operacional alcançada no ano passado. Além disso, são contrários à medida da empresa de querer reduzir a garantia de emprego de 98% para 95%.

Outros itens reivindicados pelos trabalhadores não foram atendidos pela Sabesp, como melhorias no Plano de Cargos e Salários (PCS), adequação de nível para os encarregados, adicional por tempo de serviço e aumento na gratificação de férias (fixo e variável) e no auxílio-creche.

O Sindicato também cobra da empresa outras questões: pagamento do vale-cultura, da cesta de Natal, do adicional de periculosidade e de seus reflexos nas horas extras, assim como a inclusão de práticas trabalhistas atuais no novo ACT.

Além disso, o Sintius exige a quitação do déficit atuarial do plano previdenciário da Sabesprev, maior participação da empresa no custeio do plano de saúde, eleição para representantes dos trabalhos no Conselho de Administração da companhia e na Diretoria da Sabesprev.