Totens para acesso do Diário Oficial ainda não são encontrados em Santos

O Diário Oficial passou a ser digital em 14 de agosto deste ano, sob aplausos e vaias de centenas de munícipes

Comentar
Compartilhar
09 DEZ 2017Por Carlos Ratton10h30
Totens deveriam estar disponíveis à população em 14 de setembro deste anoFoto: Rodrigo Montaldi/DL

Eram para estar disponíveis à população em 14 de setembro deste ano, conforme promessa da Prefeitura de Santos. Porém, a Reportagem percorreu os quatro pontos onde seriam instalados os totens para acesso da versão online do Diário Oficial e não encontrou o equipamento em lugar algum.

O Diário Oficial passou a ser digital em 14 de agosto deste ano, sob aplausos e vaias de centenas de munícipes. Teve até audiência pública na Câmara, em que não só vereadores, como munícipes, acreditavam que a medida iria prejudicar os idosos e que apenas quatro equipamentos não seriam suficientes.     

Os quatro equipamentos prometidos teriam que estar nos seguintes pontos da Cidade: Paço Municipal (Praça Mauá - Centro Histórico), Bom Prato dos Morros (Rua das Pedras, s/nº - Morro São Bento), Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rua Brigadeiro Faria Lima, s/nº - Rádio Clube) e no Espaço do Idoso (Rua Alfaia Rodrigues, 260 - Aparecida). São equipamentos para consultas da página da Prefeitura.

Para justificar a mudança para a versão online, a Prefeitura informava que a comunicação digital já era uma realidade em diversos jornais tradicionais, que se modernizaram e migraram do impresso para a internet, e também nos diários oficiais do Estado de São Paulo e da cidade de São Paulo - só para ficar em dois exemplos públicos e Santos seguia a mesma tendência mundial.

Segundo a Prefeitura, a atualização da plataforma de comunicação contribuiria com a economia dos cofres públicos. De agosto até 31 de dezembro, a estimativa era deixar de gastar mais de R$ 500 mil entre impressão e distribuição dos 15 mil exemplares/dia, de segunda a sexta-feira. A manutenção do impresso representaria uma despesa de R$ 1,6 milhão em 2018.

“Por fim, o munícipe não dependerá mais de encontrar um exemplar do Diário Oficial na banca para ter acesso à informação. A página da Prefeitura na internet pode ser acessada 24 horas. E o portal, que já tem 6,8 milhões de acessos por ano (18.600/dia) será amplificado pelo noticiário e atos oficiais”, prometia a Administração.

Próxima semana

Procurada, a Prefeitura de Santos fez nova promessa: os quatro tótens estarão instalados até o final da próxima semana. Eles foram doados pela empresa Net Telecom, já se encontram adesivados e a infraestrutura dos locais já preparadas (energia e conexão de internet). Falta apenas a finalização do sistema Windows.