X

Cotidiano

Totens de acesso ao Diário Oficial de Santos são desativados

Promessa da Administração no fim da edição impressa, equipamento deixa de ser utilizado e gera reclamações da população

Carlos Ratton

Publicado em 13/02/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Reportagem chegou a constatar que o totem instalado no Paço ficava boa parte do tempo desativado, como nos demais pontos / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

A promessa era de que, em função da tecnologia virtual, não mais seria necessária a edição impressa do Diário Oficial de Santos pois, caso o leitor não possuísse uma internet eficiente, poderia consultar o veículo responsável por publicações oficiais do Executivo e Legislativo, bastando se dirigir aos vários totens espalhados em pontos chaves da Cidade. Ocorre que, após observação local e consultada ontem pela Reportagem, a Prefeitura de Santos confirmou que eles não existem mais.

Segundo a Administração, os totens (sem custos), "após cumprirem sua função, foram desativados". Porém, não é isso que pensa a população. Maria Aparecida Mota, por exemplo, lembra do Diário Oficial impresso porque sua mãe costumava ler. "Tenho certeza que, como ela, muitas pessoas deixaram de ter acesso às informações oficiais. Elas têm o direito de saber e muitos não possuem condições de pagar pela tecnologia", defende.

Leia mais: Instalados, agora Totens de Santos não funcionam

Tiago Assis Vieira é da opinião que o Diário impresso não deveria ser extinto. "Mesmo com a instalação dos totens, muita gente não os tinha próximo de casa e era acostumada com a leitura impressa. O papel ainda é importante, é um documento, principalmente para quem não tem ainda condições de acessar tecnologia", explica.

"Eu leio jornais online. Porém, se prometeram que os totens iriam suprir a expectativa de quem não possui tecnologia, eles deveriam estar funcionando. Se tira uma coisa, tem que colocar outra no lugar para suprir a necessidade", disse outro entrevistado, que preferiu não se identificar.

Atualmente, segundo a Prefeitura, o DO pode ser consultado na página inicial do portal da Prefeitura (www.santos.sp.gov.br) através de qualquer computador e celular com acesso à internet. "Os munícipes que não têm acesso à internet podem consultar as edições do DO em computadores das bibliotecas municipais, equipamentos e repartições municipais, além do Poupatempo (Programa Acessa São Paulo)", explicou em nota.

Ano passado, a Reportagem já havia constatado que o equipamento localizado no Paço Municipal ficava mais desligado do que ativo. Também que muitos munícipes, pelo menos os idosos, perderam a possibilidade de acompanhar dados oficiais, pois estavam acostumados com a versão impressa e gratuita, distribuída nas bancas do Município.

Desde 2017

Os equipamentos deveriam estar funcionando perfeitamente desde setembro de 2017. Já no ano seguinte, a Reportagem cobrou seu funcionamento após percorrer os quatro pontos onde seriam instalados outros na Cidade para acesso da versão online do Diário Oficial e não encontrou o equipamento em lugar algum.

O Diário Oficial passou a ser digital em 14 de agosto de 2017, sob aplausos e vaias de munícipes. Teve até audiência pública na Câmara em que não só vereadores, como munícipes, acreditavam que a medida iria prejudicar os idosos e que apenas quatro equipamentos não seriam suficientes.

Os quatro equipamentos prometidos teriam que estar nos seguintes pontos: Paço Municipal (Praça Mauá - Centro Histórico), Bom Prato dos Morros (Rua das Pedras, s/nº - Morro São Bento), Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rua Brigadeiro Faria Lima, s/nº - Rádio Clube) e no Espaço do Idoso (Rua Alfaia Rodrigues, 260 - Aparecida).

Para justificar a mudança para a versão online, a Prefeitura de Santos informava que a comunicação digital já era uma realidade em diversos jornais tradicionais, que se modernizaram e migraram do impresso para a internet, e também nos diários oficiais do Estado e da cidade de São Paulo. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter