X

Cotidiano

Total de famílias sem condição de pagar dívidas é o menor em 2 anos

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas chegaram a 6,6% em janeiro.

Publicado em 22/01/2013 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O percentual de famílias que não conseguirão pagar suas dívidas ou contas em atraso atingiu, em janeiro deste ano, seu menor patamar desde janeiro de 2010, quando a Confederação Nacional do Comércio (CNC) começou a fazer o monitoramento. Segundo Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada hoje (22) pela CNC, os consumidores que não terão condições de pagar suas dívidas chegaram a 6,6% neste mês.

Em dezembro de 2012, o percentual era de 7% e, em janeiro de 2012, de 6,9%. “Essa melhoria na percepção da capacidade de pagamento está muito relacionada às condições de crédito mais favoráveis, como a queda da taxa de juros e o alongamento do prazo. Isso tem favorecido para que essas dívidas tenham um peso menor no orçamento das famílias. E as famílias estão com condições mais favoráveis para renegociar dívidas antigas. Além disso, tem a questão do desemprego baixo e a renda com alta significativa”, disse a economista Marianne Hanson, da CNC.

O percentual de famílias inadimplentes no país em janeiro deste ano (21,2%) também caiu em relação a dezembro de 2012 (21,7%). Apesar disso, a inadimplência aumentou em relação a janeiro de 2012, que havia registrado um percentual de 19,9%.

A pesquisa mostra ainda que o percentual de famílias com dívidas (em atraso ou não) neste mês chega a 60,2%, inferior ao de dezembro de 2012 (60,7%), mas superior à taxa de janeiro daquele ano (58,8%).

O percentual de famílias inadimplentes no país em janeiro deste ano (21,2%) também caiu em relação a dezembro de 2012 (21,7%). (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Praiamar Shopping contará com apresentações musicais no Dia das Mães

Show da Banda Sapato Velho, cover do Roupa Nova, abre a programação na sexta-feira (3)

Bertioga

Bertioga contará com Centro de Educação Ambiental

Trabalhos têm como objetivo revitalizar o CEA e aprimorar as diversas atividades já existente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter