X

Cotidiano

Torcida lota bares e ambulantes reclamam

Estabelecimentos tradicionais de Santos receberam bom público

Publicado em 13/06/2014 às 10:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vitória é vitória. E ver sua seleção vencer o primeiro desafio em uma Copa do Mundo, no seu País, mexe com a emoção do torcedor. O resultado: bares cheios, torcedores gritando, se abraçando, e comemorando. Afinal, a primeira etapa foi cumprida. Restam as outras.

Perto das 15 horas, duas horas antes do apito inicial, as ruas de Santos foram se esvaziando. Aos poucos. O ritmo de vai-e-vem dos carros ia dando ao som, até então, esporádico, dos rojões. Quando o jogo começou, o ruído dos rojões se intensificou.

Para os santistas, não faltaram espaços para acompanhar a primeira etapa da Seleção de Scolari. A gerente condominial Luciana Ferreira curtiu a “vibe” (vibração) que encontrou na Arena Santos, espaço reservado pela Prefeitura de Santos para comemoração no Jabaquara. Ela, por pouco, não acertou o resultado do jogo: cravou um 3 a 0, com gols do Neymar. 

Quem tinha aprovado a estrutura da Arena Santos era um dos membros da delegação costarriquenha, Roger Gonzalez. “A Cidade é bonita, organizada. A abertura (do evento) está interessante”. Segundo ele, Brasil ganharia de 2 a 0 da Croácia.

Torcida lotou os principais estabelecimentos da cidade para assistir o primeiro jogo (Foto: Luiz Torres/DL)

Os torcedores da Seleção canarinho que chegavam na porta da Arena Santos podiam encontrar recordações especiais. Elas eram fruto da obra do chileno Nicolas Courtine. Esculturas de madeira e papel mostravam borboletas, flores e outras figuras.

Ponto conhecido de venda de objetos referentes a futebol, a área perto do Estádio Ulrico Mursa (da Portuguesa Santista), a venda de camisas e objetos referentes à Seleção não era a desejada. “Achei que iria ser melhor o movimento”, lamentava-se, às 15h30, Maria das Neves.

Em outro ponto de venda, no Gonzaga, um ambulante (que preferiu não dar o nome por medo da fiscalização) também reclamava da pouca procura dos produtos. Mas disse que as camisas mais vendidas eram de Neymar.

Tem de tudo

O leitor que já viu jogo do Brasil em uma Copa do Mundo em lugares públicos (bares, especialmente) sabe o que vai encontrar. Muita gente reunida, uniformizada, berrando por qualquer ataque dos Canarinhos.

E é assim. E sempre será. No Bar do Toninho, por exemplo, até um dos mais simpáticos garçons, conhecido como Passarinho, estava com cabelo pintado com as cores do Brasil. 

O bom de ver uma partida em lugar público é ver a reação da torcida. Gol contra do Brasil, logo no início? O que fazem os restantes dos torcedores: elegem um “culpado” pela “zica”. 

O “culpado” na tarde de ontem era um assíduo frequentador do estabelecimento. O referido torcedor estava acanhado até o gol do empate. Visto que ele tinha “se redimido do erro”, foi procurar logo o repórter do Diário do Litoral para comemorar sua “proeza”. Afinal, 3 a 1, não dá para culpar o “Cezinha do Toninho” pelo gol contra.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Cubatão começa vacinação contra gripe para novo grupo de pessoas

Meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo

Santos

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3085, nesta segunda (22)

O prêmio é de R$ 4.300.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter