Tombo conquista bandeira azul pela 8ª vez

Para a conquista da certificação, é preciso que a praia atenda a 33 critérios

Comentar
Compartilhar
03 OUT 2017Por Da Reportagem11h31
A Praia do Tombo será condecorada pela oitava vez seguida com o selo do Programa Bandeira AzulFoto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A Praia do Tombo será condecorada pela oitava vez seguida com o selo do Programa Bandeira Azul. A decisão ocorreu em ­reunião do Júri Internacional do Programa em Copenhagen, na Dinamarca, no último dia 28.

Para a conquista da certificação, é preciso que a praia atenda a 33 critérios, que são subdivididos em educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental e segurança; além de serviços.

Além do Tombo, outras quatro praias, quatro marinas (sendo uma de Guarujá) e, pela primeira vez, um operador de ­embarcação de turismo sustentável foram contemplados (confira ao lado).

O secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, comemorou o título. “Foi um desafio quando chegamos aqui. Tínhamos muita preocupação sobre a possibilidade ou não dessa certificação, pois a Cidade já havia conquistado o título outras sete vezes consecutivas. Mudamos o modelo da conquista da certificação, que passou a ser mais participativa, com a população inserida no processo. Foi uma grande vitória! Estamos no caminho certo para conquistar a certificação em outra praia da Cidade, pois precisamos ampliar esse programa e fazer com que Guarujá tenha outras bandeiras azuis”, afirmou, ressaltando o trabalho de sua equipe e o apoio de outras ­secretarias.

A Praia do Tombo tem um diferencial: o Núcleo de Informação e Educação Ambiental. O local é responsável por toda a parte de informação e educação ambiental e também pela conservação e fiscalização dos critérios que precisam ser cumpridos.

Confira a lista dos aprovados pelo Júri Internacional

Praias

Praia do Tombo, Guarujá (SP)
Prainha, Rio de Janeiro (RJ)
Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC)
Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC)
Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)

Marinas

Praia do Tombo, Guarujá (SP)
Prainha, Rio de Janeiro (RJ)
Praia Grande, Governador Celso Ramos (SC)
Praia da Lagoa do Peri, em Florianópolis (SC)
Praia de Ponta de Nossa Senhora, Salvador (BA)

Operadores de Embarcações de Turismo Sustentável

Água Viva Mergulho, Florianópolis (SC)

 

Colunas

Contraponto