X

Cotidiano

Tombamento do Atlético Santista entra em discussão hoje

Audiência acontece às 18 horas, na Câmara e as pessoas podem participar por meio do chat do Canal da Câmara no YouTube

Carlos Ratton

Publicado em 20/10/2021 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O pedido de tombamento do Atlético Santista ocorreu em 10 de outubro de 2011 e o processo iniciado em 10 de maio de 2012 / Divulgação/Mais Santos

Como adiantado há um mês pelo Diário do Litoral, acontece hoje, às 18 horas, no auditório Vereadora Zeny da Sá Goulart, da Câmara de Santos, a audiência pública para discussão do tombamento do Clube Atlético Santista, na Encruzilhada, em Santos. À frente dos trabalhos estará o vereador Francisco Nogueira (PT), que faz parte da Comissão de Desenvolvimento Urbano e Habitação Social, composta ainda pelos vereadores Benedito Furtado (PSB) e Carlos Teixeira Filho, o Cacá (PSDB).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O encontro poderá ser acompanhado online pela TV Câmara, YouTube e Facebook. As pessoas podem enviar questionamentos e tirar dúvidas sobre o processo por meio do chat do Canal da Câmara no YouTube. Também pelo e-mail [email protected].

A audiência é uma obrigação legal, é exigida desde 2017 e foi encaminhada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB) ao presidente da Câmara, vereador Adilson Júnior (PP), por intermédio de ofício protocolado em 30 de junho último.

Conforme a lei, a audiência tem que ser precedida de parecer técnico do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), que já se posicionou favorável ao tombamento do imóvel, que está há anos praticamente em situação de abandono. O parecer tem mais de 60 páginas e muitas imagens antigas e atuais do clube.

O pedido de tombamento ocorreu em 10 de outubro de 2011 e o processo iniciado em 10 de maio de 2012. Envolve a área das piscinas e o prédio do ginásio e foi solicitado pelas arquitetas Karoline Valverde Araújo e Jaqueline Fernandes Alves; o arquiteto Gino Caldatto Barbosa e mais 20 pessoas voltadas à área.

O Atlético vem há anos sofrendo dificuldades em voltar à funcionar. Em julho do ano passado, informações davam conta que o clube poderia retomar as atividades. Também especulou-se de uma nova sede e que o terreno estaria sendo leiloado para sanar as dívidas da agremiação esportiva, que, à época, chegariam a R$ 6 milhões, conforme divulgado.

Suas dependências estão seriamente prejudicadas, com muitas telhas quebradas, lixo espalhado no chão, cadeiras empilhadas e mato alto. Os arquitetos justificaram o tombamento apresentando a história do clube via Wikipédia, além de inúmeros recortes de jornais e histórico no Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter