X

Cotidiano

TJ acolhe Adins da Prefeitura e suspende lei que exigia que secretários morassem na Cidade

Guarujá obtém decisões favoráveis sobre residência de secretários, Refis e transporte público; O TJ analisou como vício de iniciativa e acolheu as Adins ingressadas pelo Município

Publicado em 03/04/2014 às 15:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta semana, a Prefeitura de Guarujá obteve três vitórias importantes. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) deferiu liminares favoráveis à Municipalidade, nas questões envolvendo: a residência dos secretários municipais, o serviço de transporte público municipal e o Programa de Refinanciamento Fiscal (Refis). Na última semana, a Prefeitura ingressou com ações diretas de inconstitucionalidade (Adins) a respeito destas matérias.

A mais recente decisão do TJ saiu na manhã desta quinta-feira (3) e trata da lei que estabelece requisitos para nomeação de cargos em comissão, no âmbito dos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo. Neste, o relator do processo foi o desembargador do Tribunal, Evaristo dos Santos. Ele entendeu que a posição da Câmara configura vício de iniciativa. Na sua análise, ele argumenta que a medida “acarretaria grandes transtornos à administração local” e suspendeu a eficácia da lei 4.087/ 2014 acolhendo o argumento da Prefeitura.

De acordo com o Advogado Geral do Município, André Guerato, as três liminares confirmam o veto da prefeita (Maria Antonieta de Brito). “Sob o aspecto jurídico, o TJ através de três desembargadores reconheceu a invasão de competência por parte do Legislativo. Eles analisaram que o poder é, propício e específico do Executivo, confirmando assim a posição da prefeita em três vetos”, declarou.

Refis – Quanto ao Programa de Refinanciamento Fiscal, o TJ deferiu nova liminar favorável à Prefeitura na última terça-feira (1º). Proferida pelo desembargador do TJ, Roberto Mortari, a eficácia da lei 167/2014 também foi suspensa. E assim, desde a 0 hora desta quinta-feira (3), o programa foi restabelecido de acordo com a lei original, de autoria do Executivo.

Em sua avaliação, o desembargador declarou que “possível vício de iniciativa afetará diretamente eventuais pactos firmados com base no Refis, durante o período de tramitação da ação, acarretando transtornos tanto para a Administração púbica como para os contribuintes”.

Neste caso, o Legislativo pedia alteração da lei para a retirada dos honorários advocatícios. Só que esta medida dos vereadores contraria lei federal e orientação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A Prefeitura atenta que, com a derrubada do veto pelo Legislativo, o Refis continuaria paralisado por pelo menos um mês.

Segundo André Guerato, “a decisão vem restabelecer a ordem jurídica e legalidade do Refis, uma vez que a alteração promovida pela Câmara Municipal trouxe enorme insegurança jurídica e problemas operacionais”.

Diante disso, a Administração Municipal esclarece que a alteração solicitada pelos vereadores implicaria em uma reprogramação do sistema, o que mudaria cálculos e principalmente, prejudicaria o contribuinte, tanto aquele que ainda deseja parcelar seus débitos como também quem já aderiu ao benefício. Isso tendo em vista que o segundo prazo de prorrogação está em vigor.

Transporte – Já na última quarta-feira (2), o Tribunal de Justiça também concedeu liminar favorável só que sobre o pedido, por parte da Câmara Municipal, de alteração de uma lei de 99, com relação ao transporte público municipal.

Também caracterizado como vício de iniciativa pelo TJ, a mudança proposta pelos vereadores era de conceder autonomia à Casa, para que eles pudessem aprovar ou não, possível reajuste de tarifa do transporte ou até mesmo prorrogação de contrato com a empresa. E desta forma, a posição do Executivo não teria validade.

No entanto, o desembargador do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, o relator Samuel Júnior decidiu a suspensão da vigência da lei complementar do Legislativo, e determinou que voltasse a vigorar a legislação de 99.

Na decisão, o relator Samuel considerou que “a Câmara Municipal invade a órbita de competência do chefe do Executivo estando, portanto, eivada de inconstitucionalidade por ofensa a preceitos contidos na Constituição do Estado de São Paulo. A lei impugnada interfere na atividade administrativa municipal, situações de competência do Poder Executivo e que são matérias referentes à Administração pública, com gestão exclusiva do prefeito fora do âmbito de autuação do Poder Legislativo”, justificou.

Guerato acrescenta ainda que “é um vício de iniciativa que, mais uma vez, o Tribunal está reconhecendo. O motivo do veto da prefeita é pela questão de legalidade, e o TJ confirmou que a propositura representa invasão de competência legal de exclusividade da prefeita”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter