X

PANDEMIA

Testes positivos para Covid-19 voltam a subir no estado de SP

Tanto o número de testes positivos realizados em farmácias quanto aqueles feitos em laboratórios tiveram aumento em abril

Joe Silva

Publicado em 28/04/2022 às 18:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Teste para detecção de Covid / SECOM/PMTS

A taxa de testes positivos para Covid-19 voltou a subir no mês de abril no território paulista. A informação é da Associação Brasileira Redes Farmácias Drogaria (Abrafarma) que avaliou o número de testes positivos verificados nos estabelecimentos da entidade no estado de São Paulo.

De acordo com o levantamento, na primeira semana de abril, 7% dos testes realizados apontaram resultado positivo para a doença. O número de casos possíveis apontados por estes testes na última semana de março representava 5% do total. Já na última semana deste mês, a taxa subiu novamente, chegando a 8%.

Assim como em testes de farmácia, houve aumento do número de possíveis infecções detectado por exames realizados em laboratórios. O índice passou de 9% entre o dia 17 e 23 de abril, para 13% nesta semana. O texto conta com informações do "g1".

O aumento no número de resultados positivos para o novo coronavírus já era esperado, segundo a infectologista do Hospital Sírio Libanês Mirian Dal Ben.

"A gente fez uma série de medidas de relaxamento. A gente tirou o uso de máscaras, a gente vem aí de dois feriados prolongados nos quais as pessoas passearam mais, se encontraram mais. A gente sabe que a doença vai ficar circulando de forma endêmica, então vai ter o Covid circulando entre nós", afirma a especialista. 

Apesar da piora na taxa de testes positivos, outros indicadores da doença continuam caindo no Estado. No início de abril, a média móvel de casos confirmados estava acima de 6,6 mil por dia. Atualmente este índice está em 2,9 mil por dia em São Paulo, conforme dados registrados nesta quarta-feita (27). 

Nos últimos 27 dias, a média móvel de mortes teve queda significativa, passando de 55 para 20 óbitos por dia.

Mirian Dal Ben acredita que a queda nestes indicadores está relacionada à imunização contra a doença e afirma que a tendência é que as mortes continuem caindo.

"A gente espera que as pessoas tenham uma boa adesão a essa dose de reforço, que é necessária, e dessa forma esse aumento de casos de positividade, que é esperado por causa das medidas de relaxamento, não tenham impacto muito grande na taxa de óbitos. Ou não tenham impacto nenhum, porque a população está protegida contra as formas graves da doença", explica a infectologista.

Na cidade de São Paulo, a quarta dose da vacina já foi recebida por cerca de 54% por cento das pessoas com 60 anos ou mais. Além dos idosos, os imunossuprimidos também já podem tomar a quarta dose.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter