X

Cotidiano

Terrenos abandonados causam preocupação em Bertioga

Moradores do Indaiá contam que casas vizinhas estão sendo furtadas

Jeferson Marques

Publicado em 04/07/2019 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Terrenos abandonados exalam odor forte e não possuem muros, o que gera um clima de insegurança no bairro / Nair Bueno/DL

Ao andar pelo bairro Indaiá, em Bertioga, a equipe de reportagem flagrou ao menos três terrenos em situação de abandono num trecho de pouco mais de 200 metros. Todos estavam com o mato alto, acumulando lixo e recipientes que podem ajudar na proliferação do Aedes aegypti - o mosquito transmissor da dengue. Sem contar o odor forte que um deles exalava e o mais agravante: nenhum deles tinha muro. E esses foram os principais motivos da reclamação dos moradores.

Vivendo no bairro há mais de 15 anos, uma dona de casa (que pediu para não ter a sua identidade revelada pela reportagem) disse que esses terrenos já foram motivo de diversas conversas e reclamações junto à Prefeitura de Bertioga. Mas que, até o momento, nenhuma solução efetiva foi apresentada.

"Se vocês andarem por todo o bairro verão outra dezena de terrenos na mesma situação. E de uns tempos pra cá as casas que ficam ao lado destes terrenos estão sofrendo com furtos, já que eles tem servido de esconderijo ou de acesso para bandidos que, à fim de comprar drogas, furtam botijões de gás, bicicletas, tênis e, se a porta estiver aberta, levam até televisão", conta Maria (nome fictício da moradora).

Maria acrescenta, ainda, que a Prefeitura da cidade está limitada a uma lei municipal, segundo ela absurda, que impossibilita que o município multe os proprietários destes terrenos, já que eles não tem sarjeta e nem guia. "Onde já se viu a Prefeitura não ter o poder de notificar ou multar os proprietários de terrenos que estão em situação de abandono e gerando problemas a própria cidade"?, questiona.

A lei à qual Maria se refere é a 316/98, que prevê que a Prefeitura não pode autuar ou multar terrenos que não possuam guias ou sarjetas.

Associação de bairro

A reportagem esteve na Associação Viva Bairro do Indaiá conversando sobre os terrenos abandonados. E, ao também demonstrarem preocupação com o problema, os responsáveis pela associação reforçaram que a população precisa colaborar, à fim de minimizar os transtornos.

"Realmente há uma limitação da lei municipal com relação aos terrenos sem guias e sarjetas. Também estamos buscando o apoio da Prefeitura para que uma nova lei seja estabelecida e, assim, o município possa autuar os proprietários destes terrenos. Porém, a população poderia se conscientizar em não jogar lixos nestes locais e informar a Polícia Militar sobre os casos de furtos e roubos que acontecem aqui", lembra José Antônio Knoll, vice-presidente da Viva Bairro do Indaiá.

Enquanto estávamos na Viva Bairro, um morador entregou ao presidente da associação, Pedro Carlos Velar, um papel onde constava o contato do proprietário de um dos terrenos. "Às vezes nós entramos em contato com os donos dos terrenos e, na base da conversa, tentamos convencê-lo a, pelo menos, construir um muro no local. É uma forma de tentarmos contornar o problema", explica Velar.

Resposta

Por meio de nota a Prefeitura de Bertioga, através da Secretaria de Planejamento Urbano, disse que segue a Lei Municipal 316/98, onde fiscaliza e autua os proprietários dos terrenos que possuem guia e sarjeta, inclusive os orientando a fechar o terreno e, ainda, instalarem um portão, para que haja a limpeza periódica.

Sobre os terrenos sem guia e nem sarjeta, a Prefeitura informa que está em fase de estruturação um novo Código de Posturas do Município e que, assim que ele for aprovado, poderá fiscalizar e autuar os donos dos terrenos que não tem guias ou sarjetas. Porém, nenhuma informação adicional sobre prazos foi informada. (Jeferson Marques)

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter