Cotidiano

Terreno do CT Rei Pelé tem leilão autorizado pelo Governo Federal

Nas próximas semanas, será enviada uma proposta à Câmara dos Vereadores de Santos para revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo da cidade

Gabriel Fernandes

Publicado em 22/07/2025 às 13:56

Atualizado em 22/07/2025 às 13:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Terreno possui 39.027,56 m², dos quais 3.366,92 m² já contam com construções / Santos - Divulgação

Continua depois da publicidade

Utilizado pelo Santos Futebol Clube desde 1996, o terreno do Centro de Treinamento (CT) Rei Pelé será leiloado em breve. A informação foi anunciada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), proprietária do espaço.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nas próximas semanas, será enviada uma proposta à Câmara dos Vereadores de Santos para revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) da cidade. O terreno do CT será destinado ao time feminino e às categorias de base do Peixe, após a construção de um novo centro de treinamento em Praia Grande.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com golaço de Neymar, Santos vence Flamengo por 1 a 0 na Vila Belmiro

• Loovi realiza partida especial com Neymar Jr. e convidados na Vila Belmiro

O terreno possui 39.027,56 m², dos quais 3.366,92 m² já contam com construções. O leilão faz parte da política de desmobilização de ativos públicos que podem gerar receita ao Governo Federal.

Venda

No último dia 15, por meio do Diário Oficial da União (DOU), a SPU, vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, publicou a portaria que autoriza a venda do terreno do CT Rei Pelé, localizado entre as avenidas Francisco Manoel e Rangel Pestana, por meio de leilão público.

Continua depois da publicidade

A autorização se baseia nas seguintes leis e normas:

Lei nº 9.639/1998: Trata da gestão dos bens imóveis da União

Lei nº 14.133/2021: Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos

Continua depois da publicidade

Lei nº 13.240/2015: Trata, entre outros temas, da venda de imóveis da União

Portaria MGI nº 771/2023: Estabelece diretrizes para esse tipo de processo

Intervenção

De acordo com a Prefeitura de Santos, as propostas de alteração da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) foram apresentadas à população em duas audiências públicas realizadas em maio deste ano — uma na Zona Noroeste e outra no Centro.

Continua depois da publicidade

Entre as mudanças, está prevista a criação do Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (Nide) 11, no bairro Jabaquara.

Segundo a Administração Municipal, os Nides são instrumentos destinados a promover o desenvolvimento planejado de determinadas áreas da cidade, com foco em mobilidade urbana, habitação, lazer, esporte, turismo e outros segmentos.

Direito de compra

Em janeiro de 2024, o Santos Futebol Clube divulgou que "exerceu o direito de compra da área onde foi implantado o CT Rei Pelé, no bairro do Jabaquara, em Santos", por meio eletrônico, no site da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

Continua depois da publicidade

Na ocasião, o clube afirmou que iniciava uma "nova etapa" para a aquisição definitiva do espaço, visando garantir uma infraestrutura moderna para o Departamento de Futebol, tanto para o time profissional quanto para as categorias de base.

Novo CT

Neymar Pai articula a construção de uma arena e um centro de treinamento em Praia Grande, a cerca de 20 km da Vila Belmiro, inspirando-se no conceito de Disney Springs, um espaço de entretenimento multifuncional. 

A ideia é transformar o entorno esportivo do clube em um polo de negócios e lazer, operando 24 horas por dia.

Continua depois da publicidade

Para isso, a NR Sports, empresa da família Neymar, firmou parceria com o Grupo Peralta para explorar uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados na entrada da cidade, próxima ao Litoral Plaza Shopping. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software