Depois de uma reunião com o prefeito de São Vicente, Luís Claudio Bili (PP), no início da tarde de ontem, a Terracom, empresa responsável pela coleta de lixo na Cidade, retomou os serviços no final da tarde de ontem.
A empresa paralisou o serviço de coleta e destinação do lixo, em São Vicente, na última quarta-feira, dia 23. Segundo o chefe do Executivo, não há pagamentos imediatos. “A gente não tem condições de pagar nada até o dia 10 de outubro. Vou nesta reunião para tentar sensibilizá-los. Nossa relação é amistosa”, explica Bili.
Atualmente, a Administração Municipal deve R$ 12 milhões, referentes a um acordo de dívidas antigas. “Estamos conseguindo pagar as faturas deste ano, cerca de R$ 2 milhões, mas não estamos conseguindo pagar a parcela mensal do acordo – R$ 1,5 milhão”, explicou o prefeito em entrevista a Reportagem do DL na manhã de ontem.
Na última quinta-feira, em alguns bairros da Cidade, já era possível ver sacos amontados nas calçadas. Segundo a empresa, o motivo da interrupção foi o não cumprimento de acordo de parcelamento de dívida. Apenas os serviços de limpeza das feiras foram mantidos.
Em nota, a Terracom afirmou que a Companhia de Desenvolvimento de São Vicente (Codesavi) foi informada sobre a paralisação dos serviços em prazo legal, mas não se manifestou.
A Prefeitura de São Vicente informou que a direção da Codesavi esteve reunida durante a manhã de ontem com a diretoria da Terracom para solucionar o impasse e que a expectativa era de que a coleta de lixo fosse normalizada nas próximas horas. A Codesavi já trabalha com um plano alternativo, para eventual recolha do lixo domiciliar.
O contrato com a Terracom foi firmado em setembro de 2013, após a empresa ter assumido emergencialmente a coleta de lixo domiciliar no início daquele ano.