Cotidiano
Além de liderar a produção nacional, a região celebra sua vocação agrícola com uma das maiores feiras do Brasil, atraindo milhares de turistas todos os anos
Essa cidade do interior é conhecida por ser responsável pela produção de 30% da cebola no Brasil / PMI/Divulgação
Continua depois da publicidade
Existem algumas regiões brasileiras que costumam produzir certos alimentos em alta demanda, como é o caso de Ituporanga, no interior de Santa Catarina, conhecida como a "Terra da Cebola".
Responsável por 30% da produção de cebola no Brasil, o município localiza-se perto do Alto Vale do Itajaí, consolidando-se como um dos mais importantes polos agrícolas do país.
Continua depois da publicidade
Leia também: Adeus, cheiro de cebola: o truque do chef Gordon Ramsay para refogar sem perfumar a casa
Situado a mais de 800 metros acima do nível do mar, o município conta com um clima agradável e temperatura média de 17 ºC, fatores que auxiliam no cultivo das cebolas.
Continua depois da publicidade
Com uma história centenária, a produção é definida como o pilar da economia de Ituporanga. A cidade colhe, em média, 500 mil toneladas por ano, sendo uma das principais fornecedoras do produto no país.
Além disso, Ituporanga também se destaca pela produção de cereais, reforçando sua vocação agrícola e mostrando o papel da cidade na cadeia produtiva nacional.
Leia também: Você ainda chora ao cortar cebola? Confira os métodos para acabar com esse problema
Continua depois da publicidade
Por conta de seu protagonismo envolvendo a cebola, anualmente a cidade realiza a Expofeira Nacional da Cebola, um dos maiores eventos do gênero no Brasil.
Realizada no primeiro semestre, a feira atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país. Entre as atividades, o evento conta com exposições agrícolas, shows musicais, ações culturais e, claro, a comercialização de diversos produtos à base de cebola.