Cotidiano

São Paulo deve registrar dia mais quente do inverno com veranico nesta sexta-feira

Sol forte e ar seco deixam a cidade em alerta, com máximas previstas acima de 33°C e sensação de abafamento intensa.

Giovana Vicente

Publicado em 22/08/2025 às 11:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Sol forte, céu aberto e temperaturas que podem ultrapassar os 33°C prometem deixar a cidade em alerta. / Crédito: reprodução

Continua depois da publicidade

São Paulo vai enfrentar nesta sexta-feira (22) uma das tardes mais quentes dos últimos cinco meses. Sol forte, céu aberto e temperaturas que podem ultrapassar os 33°C prometem deixar a cidade em alerta. Quem circula pelas ruas já sente o calor intenso e a sensação de abafamento, típica de dias quentes mesmo fora do verão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o termômetro no Mirante de Santana deve registrar 33°C, a maior temperatura desde março, quando os termômetros marcaram 33,3°C.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade mais quente do Brasil tem calor do Saara, mas com condição perigosa à saúde

• Cientistas investigam anomalia no vórtice polar com risco de calor extremo no Brasil

A massa de ar quente que permanece sobre a região impede a chegada de frentes frias, mantendo o calor elevado, cientistas estão investigando anomalia no vórtice polar com risco de calor extremo no Brasil.

Sol forte em São Paulo aquece a cidade nesta sexta-feira. | Crédito: Pixabay
Sol forte em São Paulo aquece a cidade nesta sexta-feira. | Crédito: Pixabay
Termômetros podem ultrapassar 33°C, trazendo sensação de calor intenso, ótimo para aproveitar as praias de São Paulo. | Crédito: Pixabay
Termômetros podem ultrapassar 33°C, trazendo sensação de calor intenso, ótimo para aproveitar as praias de São Paulo. | Crédito: Pixabay
Sombra e áreas verdes ajudam a aliviar o calor urbano.  | Crédito: Pixabay
Sombra e áreas verdes ajudam a aliviar o calor urbano. | Crédito: Pixabay
Baixa umidade deixa o clima seco e desconfortável para todos, se hidrate. | Crédito: Pixabay
Baixa umidade deixa o clima seco e desconfortável para todos, se hidrate. | Crédito: Pixabay
Apesar do calor, dias ensolarados elevam o humor e a disposição.  | Crédito: Pixabay
Apesar do calor, dias ensolarados elevam o humor e a disposição. | Crédito: Pixabay

Baixa umidade aumenta sensação de desconforto

Além da alta temperatura, a umidade relativa do ar estará baixa, o que torna o clima seco e desconfortável. Especialistas alertam que a combinação de calor intenso e ar seco exige cuidados: hidratação constante, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves e protetor solar. Crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias devem redobrar a atenção.

Continua depois da publicidade

O calor também é potencializado pelo efeito urbano: as construções, o asfalto e a poluição contribuem para aumentar a sensação térmica, principalmente no centro da cidade.

Assita a um vídeo da Jovem Pan News sobre o veranico:

Fim de semana segue quente

A previsão indica que o calor vai se manter até domingo onde as temperaturas irão despencar novamente, vindo com vento frio e úmido, dando boas vindas novamente a uma nova frente fria em algumas cidades do Estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Este calor repentino meteorologistas explicam que esse padrão é comum no inverno paulista, quando massas de ar quente podem se instalar sobre a região, mantendo os termômetros elevados por dias consecutivos.

Locais com áreas verdes, sombra ou ventilação adequada são ideais para amenizar os efeitos do calor. Atividades físicas devem ser reduzidas nos horários de pico de sol, e a hidratação precisa ser constante.

Por que o calor está tão intenso?

O aumento das temperaturas nesta sexta-feira é resultado da atuação de uma massa de ar quente sobre a região o que dá o nome de "calor vêranico", bloqueando a entrada de frentes frias. Esse fenômeno, apesar de menos frequente no inverno, é cada vez mais observado devido às alterações climáticas, que podem tornar dias quentes fora de época mais comuns.

Continua depois da publicidade

Curiosidade: São Paulo já registrou recordes históricos de calor em janeiro de 2007, quando os termômetros marcaram 37,8°C. Embora o valor desta sexta não seja recorde absoluto, representa o maior calor registrado na cidade desde março e você sabia que cidade mais quente do Brasil tem calor do Saara, mas com condição perigosa à saúde?

O calor e a felicidade

Além do desconforto, muitos especialistas apontam que dias quentes podem melhorar o humor das pessoas. A luz solar aumenta a produção de serotonina, hormônio ligado à sensação de bem-estar, e estimula a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e passeios em parques. Por isso, apesar do calor intenso, é comum ver mais sorrisos nas ruas e um clima mais descontraído em dias ensolarados.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software