Ter um pet ajuda crianças na mudança para uma nova escola

Pets aliviam estresse e ansiedade infantil, além de estimularem crianças a interagirem com novos colegas.

Comentar
Compartilhar
08 AGO 2019Por Da Reportagem13h20
Os animais ajudam a reduzir o estresse das criançasFoto: Divulgação

Muitas crianças estão retomando a rotina de volta às aulas e, além de deixarem o período de descanso e brincadeiras para trás, algumas estão em fase de adaptação em uma nova escola, uma mudança que pode trazer muito estresse para elas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Hart Research Associates, em Washington – Estados Unidos, o bem-estar socioemocional dos filhos entra em segundo lugar nas prioridades dos pais no momento de realizar a troca de escola.

Problemas como bullying, habilidade para lidar com estresse, pressão de colegas da turma e a falta felicidade no ambiente escolar preocupam pais de todo mundo. Com isso, é possível perceber o quanto a integração dos filhos no novo ambiente escolar é importante. A socialização de crianças, a capacidade de interação delas com novos professores e o envolvimento saudável com a nova turma acabam se colocando como prioridade para muitas famílias.

Mas, como ajudar as crianças nessa nova etapa da vida? Às vezes, trazer um integrante de quatro patas para a família é a solução... Estudos realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM®, parte da Mars Petcare, comprovam que o contato com pets é cada vez mais positivo para o bem-estar das pessoas, principalmente as crianças. Segundo a organização, animais apoiam positivamente o lado socioemocional das crianças, além de estimularem o desenvolvimento de empatia, laços de amizade mais profundos, senso de responsabilidade e preocupação com os animais e a natureza. Além disso, estudos revelam que os pets podem também ser atenuadores de estresse, com muitos relatos de jovens e crianças buscando um 'abraço' animal em momentos de tristeza e de dor.

Sabendo de todos esses benefícios dos animais na vida das crianças, a Mars Petcare firmou parceria com duas escolas dos Estados Unidos (Steindorf Steam School, em San Jose/Califórnia, e com a Chelsea Academy, em Front Royal/Virgínia) para comprovar em um estudo como os pets podem contribuir e facilitar a transição delas para uma nova escola. Os resultados destacam o poder dos animais de estimação em reduzir o estresse, aliviar sentimentos de ansiedade social e ajudar as crianças a se conectarem com os novos colegas estudantes.

O Vice-Presidente de Marketing da Mars Petcare nos Estados Unidos, Craig Neely, reforça, ainda, que "as habilidades dos pets e o impacto positivo que eles têm em nossas vidas são notáveis e, no caso desta parceria, ajudam a tornar os primeiros dias em uma nova escola menos estressante e intimidante para uma criança".

 

Colunas

Contraponto