X

Cotidiano

Ter um pet ajuda crianças na mudança para uma nova escola

Pets aliviam estresse e ansiedade infantil, além de estimularem crianças a interagirem com novos colegas.

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2019 às 13:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os animais ajudam a reduzir o estresse das crianças / Divulgação

Muitas crianças estão retomando a rotina de volta às aulas e, além de deixarem o período de descanso e brincadeiras para trás, algumas estão em fase de adaptação em uma nova escola, uma mudança que pode trazer muito estresse para elas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Hart Research Associates, em Washington – Estados Unidos, o bem-estar socioemocional dos filhos entra em segundo lugar nas prioridades dos pais no momento de realizar a troca de escola.

Problemas como bullying, habilidade para lidar com estresse, pressão de colegas da turma e a falta felicidade no ambiente escolar preocupam pais de todo mundo. Com isso, é possível perceber o quanto a integração dos filhos no novo ambiente escolar é importante. A socialização de crianças, a capacidade de interação delas com novos professores e o envolvimento saudável com a nova turma acabam se colocando como prioridade para muitas famílias.

Mas, como ajudar as crianças nessa nova etapa da vida? Às vezes, trazer um integrante de quatro patas para a família é a solução... Estudos realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM®, parte da Mars Petcare, comprovam que o contato com pets é cada vez mais positivo para o bem-estar das pessoas, principalmente as crianças. Segundo a organização, animais apoiam positivamente o lado socioemocional das crianças, além de estimularem o desenvolvimento de empatia, laços de amizade mais profundos, senso de responsabilidade e preocupação com os animais e a natureza. Além disso, estudos revelam que os pets podem também ser atenuadores de estresse, com muitos relatos de jovens e crianças buscando um 'abraço' animal em momentos de tristeza e de dor.

Sabendo de todos esses benefícios dos animais na vida das crianças, a Mars Petcare firmou parceria com duas escolas dos Estados Unidos (Steindorf Steam School, em San Jose/Califórnia, e com a Chelsea Academy, em Front Royal/Virgínia) para comprovar em um estudo como os pets podem contribuir e facilitar a transição delas para uma nova escola. Os resultados destacam o poder dos animais de estimação em reduzir o estresse, aliviar sentimentos de ansiedade social e ajudar as crianças a se conectarem com os novos colegas estudantes.

O Vice-Presidente de Marketing da Mars Petcare nos Estados Unidos, Craig Neely, reforça, ainda, que "as habilidades dos pets e o impacto positivo que eles têm em nossas vidas são notáveis e, no caso desta parceria, ajudam a tornar os primeiros dias em uma nova escola menos estressante e intimidante para uma criança".

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter