Cotidiano
Chuvas das últimas 12 horas causam transtornos em Mongaguá, Santos, Peruíbe, São Vicente e Cubatão, com desabrigados e pontos de inundação
Trânsito ficou ainda mais difícil nas ruas do Litoral de SP na manhã desta quinta (26) / Júlia Macêdo/DL
Continua depois da publicidade
Atualizado às 12h48.
Um temporal com grande volume de chuva voltou a provocar alagamentos e transtornos em cidades da Baixada Santista entre a noite desta quarta-feira (25) e a madrugada desta quinta (26).
Continua depois da publicidade
O cenário mais crítico foi registrado em Mongaguá, onde o extravasamento de rios levou água para dentro de residências e deixou moradores temporariamente isolados.
De acordo com nota atualizada da Prefeitura de Mongaguá, a leitura pluviométrica aponta 80,6 mm de chuva nas últimas 24 horas e 127,97 mm em 72 horas, mantendo o município em nível de Atenção.
Continua depois da publicidade
O volume de precipitação, somado ao solo já encharcado, provocou elevação adicional dos rios Aguapeú e Bichoró, que transbordaram e causaram alagamentos em diferentes regiões da cidade. Áreas próximas ao Barranco Alto encontram-se completamente inundadas e há diversos pontos intransitáveis.
Até o momento, nove pessoas estão acolhidas no abrigo municipal instalado no Ginásio Arthurzão, número que pode aumentar ao longo do dia diante de novas solicitações de remoção de famílias em áreas atingidas. O município informou ainda que solicitou apoio ao Governo do Estado para auxiliar na retirada de moradores afetados.
A Defesa Civil municipal orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas — mesmo com veículos — e buscar abrigo seguro em caso de risco. Em emergências, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Continua depois da publicidade
Veja também: Prefeitura de Mongaguá suspende aulas nesta quinta (26) por risco de chuvas intensas
A Prefeitura de Santos informou que o índice pluviométrico chegou a 76,7 mm nas últimas 72 horas, com acumulado mensal de 448,8 mm, mantendo os morros em estado de Atenção.
Na manhã desta quinta (26), foi registrada queda de árvore na Praça Mauá, no Centro. A vegetação foi removida por equipe da Coordenadoria de Paisagismo e não houve vítimas nem interdição viária.
Continua depois da publicidade
No trânsito, há diversos pontos afetados por alagamentos. Na Avenida Nossa Senhora de Fátima, junto à Rua Ana Santos, o tráfego segue apenas para veículos de maior porte. A CET-Santos implantou sinalização e desvio seletivo para carros pequenos e mantém agentes na Rua Júlia F. Carvalho e no acesso ao Viaduto Paulo Gomes Barbosa.
Na Avenida Martins Fontes (pista local, sentido bairro), a água ocupa as faixas direita e central, com circulação apenas pela esquerda. Já na Zona Noroeste, alagamentos em vias como Avenida Dr. Haroldo de Camargo, Rua Dr. Flor Horário Cyrillo, Avenida Eleanor Roosevelt/Avenida Divisória e Rua Gercino Hugo Caparelli provocaram desvios em linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
Há ainda alagamento na Praça Washington, bloqueada junto à Rua Guilherme Álvaro, no José Menino. A CET orienta motoristas a acompanhar as condições pelo aplicativo Waze.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Peruíbe informou que 349 pessoas estão acolhidas em abrigos municipais e outras 100 desalojadas, também assistidas pelo município.
Diante do alerta de fortes chuvas para os próximos dias, a administração reforça o pedido para que moradores não se arrisquem e evitem áreas de risco. A Defesa Civil mantém o posto de comando no bairro Caraguava em plantão 24 horas para atendimento de resgates e ocorrências emergenciais.
O município destacou que segue atuando com responsabilidade e agilidade para minimizar os impactos causados pelas chuvas.
Continua depois da publicidade
Confira como está uma das vias prejudicadas pelo temporal, em São Vicente:
A Prefeitura de São Vicente informou que o acumulado de chuva chegou a 51,1 mm nas últimas 24 horas, segundo o boletim pluviométrico mais recente, mantendo o município em nível de Atenção.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), há pontos de alagamento em diferentes regiões da cidade:
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil municipal segue de prontidão e monitorando áreas de risco. Até o momento, não houve acionamento para ocorrências.
Veja também: Chuva intensa transforma vias em rios e complica trânsito em São Vicente
Em Cubatão, o índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 12,6 mm na área de encosta e 38,4 mm na região central, segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC). Não houve registro de ocorrências, mas o órgão mantém monitoramento constante das condições climáticas.
Continua depois da publicidade
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.]
A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Defesa Civil, que não houve registro de ocorrências relacionadas à chuva da madrugada e manhã desta quinta (26).
O índice pluviométrico chegou a 68,6 mm nas últimas 24 horas e 98,4 mm em 72 horas, mantendo o município em nível de Atenção. A Defesa Civil segue monitorando os índices e boletins estaduais e orienta que a população acione os telefones 199 ou 153 em caso de problemas.
Em Bertioga, a Defesa Civil registrou 48 mm de chuva nas últimas 24 horas, mantendo o município em nível de Atenção.
Até o momento, não houve ocorrências como queda de árvores ou danos estruturais. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e áreas mais sensíveis, permanecendo à disposição pelo telefone 199 para atendimento de emergências.
Em Guarujá, o acumulado chegou a 44,8 mm nas últimas 24 horas e 53,5 mm em 72 horas, mantendo o município em nível de Atenção.
No período, foi registrada uma queda de árvore no bairro da Enseada, sem vítimas. Também houve pontos de alagamento em diferentes bairros, e equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão realizando vistorias em todo o município. Em emergências, o telefone para contato é o 199.
Com o solo saturado e a previsão de novas pancadas de chuva, a Defesa Civil orienta:
A tendência é de manutenção da instabilidade na Baixada Santista nas próximas horas, o que mantém o risco de novos alagamentos e transtornos urbanos.