Cotidiano
Sirenes foram acionadas na Vila Baiana e Barreira do João Guarda; moradores foram encaminhados para abrigos municipais devido ao alto risco
Imagens registradas por moradores mostram um grande volume de água descendo os morros com força de uma 'cachoeira' / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
As fortes chuvas que atingem a Baixada Santista desde a madrugada desta quinta-feira (5) causaram destruição e cenários impressionantes no Guarujá.
Imagens registradas por moradores mostram um grande volume de água descendo os morros com força de uma "cachoeira", especialmente no bairro Pedreira e na Vila Baiana.
Continua depois da publicidade
O acumulado de chuva nas últimas 24 horas atingiu 122 mm, sendo que a maior parte desse volume concentrou-se em apenas três horas. O município encontra-se em estado de atenção.
Veja também: Defesa Civil emite alerta de 'chuva forte e persistente' no Litoral de SP
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil Estadual acionou sirenes de emergência e emitiu alertas extremos para risco de deslizamento nas comunidades da Vila Baiana e Barreira do João Guarda.
Na Vila Baiana, a força da água provocou um deslizamento de terra que destruiu paredes de pelo menos três casas. Felizmente, não houve registro de feridos. Em nota, a Prefeitura informou que o deslizamento ocorreu em uma área já interditada anteriormente, onde as moradias já haviam sido desocupadas preventivamente.
Confira como ficará a previsão do tempo nos próximos dias no vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Veja também: Alerta total em Guarujá: Defesa Civil aciona sirene e envia avisos para celulares da população
Famílias de áreas de risco foram orientadas a deixar suas casas e encaminhadas para abrigos municipais instalados em escolas da região. A Prefeitura de Guarujá convocou todas as secretarias para atuarem em regime de prontidão.
Além da Vila Baiana e Barreira do João Guarda, equipes monitoram de perto o Morro do Macaco, Morro do Engenho e Morro do Bil.
Continua depois da publicidade