Cotidiano

Temporal no Carnaval: Mais de 90 mil imóveis ficam sem luz e carros são arrastados em SP

Enel confirma quase 91 mil clientes sem luz na Grande SP; Taboão da Serra é a cidade mais atingida proporcionalmente

Nathalia Alves

Publicado em 16/02/2026 às 22:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Defesa Civil mantém alerta para novos temporais com raios e ventania nesta terça e quarta-feira de Carnaval em SP / Reprodução/Freepik

Continua depois da publicidade

A forte chuva que atingiu a capital paulista e a região metropolitana no final da tarde desta segunda-feira (16) de Carnaval causou transtornos generalizados, deixando um rastro de alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a Enel, por volta das 18h54, cerca de 90.707 imóveis estavam sem luz na Grande São Paulo. A Defesa Civil emitiu um alerta severo às 16h34 para moradores do centro e das zonas sul, leste e oeste da cidade, com risco de raios, vendavais e granizo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sol ou chuva? A previsão definitiva para o Litoral de SP até a Quarta de Cinzas

• Chove, chuva: por que as tempestades na Baixada não aliviam os reservatórios?

• Pré-carnaval: Brasil deve ter 200 mm de chuva em algumas regiões; litoral de SP deve passar de 50 mm

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou toda a capital em estado de atenção para alagamentos a partir das 16h30 .

Cenário de caos se espalha pela região metropolitana

Continua depois da publicidade

A capital paulista concentra a maior quantidade de problemas em números absolutos, com 57.546 imóveis sem energia somente na cidade.

No entanto, é em Taboão da Serra que a situação se mostra mais crítica em termos proporcionais, aproximadamente 52 mil residências estão sem luz, o que representa 41% dos imóveis do município.

Em Guarulhos, a situação foi ainda mais dramática. A prefeitura local informou que "em apenas 30 minutos choveu o equivalente a todo o mês de fevereiro", com alguns bairros registrando até 60 milímetros em poucos instantes.

Continua depois da publicidade

Mais de 10 pontos de alagamento foram registrados, com destaque para as avenidas Salgado Filho e Monteiro Lobato, no Centro, onde pessoas ficaram ilhadas.

Imagens que circularam nas redes sociais mostram uma mulher que precisou se agarrar a um poste após seu carro ser arrastado pela enxurrada na Avenida Monteiro Lobato.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi resgatada e não se feriu, assim como outras três pessoas que também precisaram de socorro no mesmo local.

Continua depois da publicidade

Balanço de ocorrências

O Corpo de Bombeiros registrou, até o final da tarde, 26 chamados para quedas de árvores e três para enchentes em toda a região metropolitana . Na zona norte da capital, uma árvore chegou a cair sobre um carro, mas não houve feridos.

De acordo com o CGE, pelo menos sete pontos de alagamento foram registrados na cidade. Dois deles seguiam ativos no início da noite:

Zona Norte: Avenida Benedito Andrade, em Pirituba/Jaraguá, em ambos os sentidos, com o local permanecendo intransitável

Continua depois da publicidade

Zona Norte: Avenida Cruzeiro do Sul, em Santana, registra inundação, mas com condições de tráfego 

Outros pontos de alagamento foram registrados na Marginal Tietê, Avenida Jules Rimet (zona oeste) e Avenida Otaviano Alves de Lima.

Carnaval afetado

A tempestade também impactou diretamente a folia de Carnaval. Foliões que acompanhavam blocos como o da cantora Pabllo Vittar, no Parque Ibirapuera, foram surpreendidos pela chuva intensa.

Continua depois da publicidade

Com mais gente nas ruas e em áreas abertas, os riscos em caso de raios, enchentes e granizo aumentam significativamente, exigindo atenção redobrada das autoridades e dos próprios foliões.

Resposta das autoridades

A Enel informou que segue mobilizada com seu plano de contingência para o verão, com reforço das equipes em campo. As regiões mais afetadas pela falta de energia, além da zona norte da capital, foram os municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra.

Por volta das 19h24, o número total de imóveis sem energia na Grande São Paulo já havia caído para 76.895, segundo a concessionária.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que, entre 6h e 18h, a Defesa Civil atendeu seis ocorrências de queda de árvores na capital, sendo duas na zona norte, uma na zona sul e três na zona centro-oeste. Não houve registros de desabamentos ou deslizamentos.

A CET registrou, às 17h10, três semáforos inoperantes em razão de falhas, e a cidade contabilizava 95 km de lentidão por volta das 17h.

Previsão do tempo

Para esta terça-feira (17) de Carnaval, a previsão é de sol forte pela manhã, com temperaturas elevadas podendo chegar aos 31°C.

Continua depois da publicidade

Entre o fim da tarde e as primeiras horas da noite, no entanto, novas pancadas de chuva com moderada a forte intensidade devem atingir a capital, com potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento.

Na quarta-feira (18), Cinzas, o tempo segue instável, com sol entre muitas nuvens pela manhã e pancadas de chuva mais generalizadas entre a tarde e a noite, mantendo o risco de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. 

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software