Cotidiano
As chuvas de 200mm afetaram seis cidades da Baixada Santista; o abastecimento deve ser normalizado apenas nesta manhã
As chuvas causaram um impacto severo no sistema de abastecimento de água da Baixada Santista / Divulgação/Sabesp
Continua depois da publicidade
As chuvas torrenciais que atingiram a Baixada Santista na madrugada deste domingo (4) causaram um impacto severo no sistema de abastecimento de água da região. De acordo com a Sabesp, o volume de chuva chegou a 200 milímetros em apenas sete horas, o que provocou o acúmulo de detritos e prejudicou a captação das águas dos rios.
Esse cenário forçou a interrupção das operações em diversas Estações de Tratamento de Água que atendem os municípios de Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e a área continental de São Vicente.
Continua depois da publicidade
As equipes técnicas trabalharam intensamente durante todo o dia e conseguiram concluir os reparos necessários nas estações ainda na tarde de domingo. No entanto, como o sistema de distribuição funciona de forma gradativa, a normalização completa do abastecimento está prevista para ocorrer apenas durante a manhã de segunda-feira (5).
Até que a pressão da rede seja restabelecida em todos os bairros, a companhia está utilizando caminhões-pipa para reforçar o fornecimento em pontos estratégicos e atender emergências.
Continua depois da publicidade
A Sabesp reforça que a colaboração da população é fundamental neste período de recuperação. A orientação é que moradores e turistas utilizem a água de forma consciente, priorizando atividades essenciais e evitando desperdícios com lavagem de calçadas, carros ou enchimento de piscinas.
Equipes de monitoramento permanecem mobilizadas 24 horas para garantir que o cronograma de retorno seja cumprido sem novos contratempos operacionais. Vejas as imagens.