De acordo com a previsão, o tempo fica instável durante toda a semana / Pexels
Continua depois da publicidade
O temporal que atingiu o litoral de São Paulo neste domingo (21) causou estragos na região e afetou Peruíbe, onde cinco pessoas ficaram feridas devido à queda de uma estrutura que estava montada para um festival que acontecia na cidade. Uma delas foi internada em estado grave. Além disso, teve queda de energia elétrica e de árvores pela cidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alerta de perigo potencial para vendaval e tempestade severa em várias regiões do Estado, incluindo a Baixada Santista. A chuva forte que chegou por volta das 18h30 veio acompanhada por ventania de 138 km por hora, confirmando os avisos dados.
Continua depois da publicidade
Por motivos de segurança e cumprindo os protocolos, a Estrada do Guaraú, único acesso aos bairros além da Serra dos Itatins, precisou ser fechada no domingo (21). Assim que as equipes da Defesa Civil retiraram as árvores caídas e avaliaram o trajeto, a serra foi reaberta.
A organização do Festival Reggae e Arte comunicou o cancelamento da segunda noite de apresentações, decisão essa tomada para garantir o bem-estar e a segurança de todos os participantes e expositores.
Continua depois da publicidade
Devido ao vendaval ocorrido, algumas unidades de saúde do município, incluindo a UPA, tiveram seus telhados danificados. De acordo com o comunicado da Prefeitura, os reparos já estão em andamento e todas as unidades seguem funcionando normalmente, garantindo o atendimento à população.
As fortes rajadas de vento danificaram a estrutura de uma tenda de eventos na Avenida da Praia, no Centro, no Espaço de Eventos do Parque Turístico. Em nota, a Defesa Civil de São Paulo informou que quatro pessoas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enquanto uma pessoa em estado grave foi encaminhada ao Hospital Regional de Itanhaém. Ainda não há informações dos feridos.
A Prefeitura está acompanhando de perto a situação e tomando todas as medidas necessárias para restabelecer as estruturas o quanto antes e pede para que todos redobrem os cuidados neste período de instabilidade climática.
Continua depois da publicidade
Cubatão, Itanhaém e Guarujá registraram queda de árvores, mas ninguém se feriu. Em Mongaguá, uma árvore de grande porte tombou sobre quatro imóveis, atingindo dois postes e rompendo a rede elétrica, no bairro Jussara.
Outros pontos da cidade também registraram cabos partidos, deixando temporariamente parte da cidade sem energia. Em Agenor de Campos, algumas placas de uma obra se soltaram e atingiram dois veículos. Também não houve feridos.
Em São Vicente, uma vítima com dores no peito foi encaminhada ao Pronto-Socorro do Rio Branco, após colidir seu veículo com um poste.
Continua depois da publicidade
De acordo com a previsão, o tempo fica instável durante toda a semana com chuva insistente a partir de quarta-feira. Novas rajadas de vento podem acontecer e as temperaturas devem cair e não passar dos 20 graus, isto entre terça e sábado, pelo menos.
Em caso de emergência, a recomendação é ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).