Banner gripe

Temporada de cruzeiros começa nesta quinta-feira (08), em Santos

O primeiro transatlântico a atracar será o Aidacara, da operadora Aida, às 6h.

Comentar
Compartilhar
08 NOV 201211h50

Com 333,3m de comprimento – pouco menos que a metragem máxima de três campos oficiais de futebol - e capacidade para 4.363 passageiros, o MSC Fantasia é a principal atração da temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013, que começa nesta quinta-feira (09) e se prolonga até 22 de abril.

O Fantasia, que atraca pela primeira vez em Santos no próximo dia 27, é o maior navio a fazer uma temporada completa no país.

O primeiro transatlântico a atracar será o Aidacara, da operadora Aida, às 6h, em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais – ele deve zarpar às 23h59. Procedente das Ilhas Canárias (Espanha), o navio chegou no dia 2 a Recife, após quatro dias de viagem até o Brasil – ele passou ainda por Salvador e Ilhéus (BA), e Rio, retornando à Europa ao partir de Santos. 
 
Esta temporada, com 212 escalas em 105 dias de operação no porto, deverá movimentar cerca de 1,1 milhão de passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito, em 21 transatlânticos, 13 dos quais para viagens regulares. O total de cruzeiristas é semelhante ao registrado na última temporada, embora o Concais não tenha divulgado oficialmente esses números.
 
O Fantasia, que atraca pela primeira vez em Santos (Foto: Luiz Torres/DL)
 
Informações
 
Para atender os turistas, a Secretaria de Turismo (Setur) instalou um Posto de Informações Turísticas (PIT) no saguão principal do Concais, com recepcionistas bilíngues, mapas - em português, inglês e espanhol - e ampla folheteria destacando as atrações da cidade. O posto funcionará a partir das 8h, sempre que houver navio atracado.
 
Normalmente, os cruzeiristas buscam informações sobre como chegar à orla e ao Centro, e sobre as principais atrações, sobretudo Aquário, Orquidário, Linha Turística do Bonde, Museu do Café e Complexo Turístico do Monte Serrat. 

Colunas

Contraponto