Cotidiano
Boletim faz previsão de tempestades fortes com ventos intensos, risco de ressaca e quedas de raios nas cidades da Baixada Santista
Defesa Civil alertou para a possibilidade de quedas de raio na faixa de areia / Pixabay
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta neste sábado (20) para a chegada de um sistema de instabilidade que afetará o litoral paulista a partir da noite de domingo (21).
A previsão aponta para tempestades fortes, ventos intensos, risco de ressaca e quedas de raios em regiões como a Baixada Santista e o Litoral Norte, além de acumulados elevados de chuva no Vale do Ribeira.
Continua depois da publicidade
O domingo ainda será de calor intenso em todo o estado, com efeito pré-frontal elevando as temperaturas a até 35°C no interior e favorecendo a baixa umidade do ar, condição crítica para queimadas.
Mas, já no fim do dia, a aproximação da frente fria trará as primeiras tempestades, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes, descargas elétricas e possibilidade de granizo.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira (22), a frente fria avança de vez, instaurando instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas volumosas em diversas regiões, inclusive no litoral, com risco de alagamentos, queda de árvores e, de acordo com a nota enviada pela Defesa Civil, alguns transtornos. Além disso, o mar deve ficar agitado, aumentando o risco de ressaca.
Na terça-feira (23), a tendência é de enfraquecimento das chuvas, mas a frente fria derrubará as temperaturas. A mínima pode chegar a 12°C na Serra da Mantiqueira e 18°C na Baixada Santista, marcando forte contraste em relação ao calor registrado no fim de semana.
Diante do cenário, a Defesa Civil mobilizará o Gabinete de Crise da Operação SP Sempre Alerta Chuvas, em funcionamento extraordinário na segunda-feira. O objetivo é garantir pronta resposta a ocorrências como quedas de energia, bloqueios em rodovias e emergências causadas por ventos e chuvas intensas.
Continua depois da publicidade
A orientação das autoridades é que a população evite atividades no mar durante o período de ressaca, mantenha atenção redobrada para objetos que possam ser arremessados pelo vento e adote cuidados extras em áreas abertas devido ao risco de raios.