Continua depois da publicidade
Temperaturas mais baixas e vento frio e seco devem se estender por uma semana ainda, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A segunda-feira foi de céu nublado na maior parte do dia e temperatura máxima de 23ºC.
Segundo o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTC/INPE), José Felipe Farias, a temperatura mínima prevista para esta terça-feira é de 16º C e a máxima é de 24º C, com 5% de probabilidade de chuva. Entretanto, a temperatura máxima prevista ao longo da semana será de 26º C, na sexta-feira. Porém, a temperatura voltará a cair no final de semana variando entre 15º C e 24ºC no sábado e no domingo.
O meteorologista explica que as baixas temperaturas resultam da passagem de uma massa de ar seco e frio sobre o centro-sul do país, incluindo a região Sudeste, mas que já está se dissipando.
Felipe explica também que o tempo seco e frio é típico do outono, principalmente a partir da segunda quinzena de maio, quando já se aproxima a mudança de estação.
O meteorologista afirma que é hora de separar todos os casacos e cobertores porque daqui para frente o clima tenderá a ser de temperaturas mais baixas ao cair da noite e mais quentes ao longo do dia, mas com ar frio e seco. O inverno começará no próximo dia 21 de junho e se estenderá até o dia 23 de setembro.
Mar agitado
Segundo o CPTEC/INPE, a agitação marítima tenderá a diminuir em toda a região litorânea do país, porém ainda poderão ser observadas ondas vindas do sul e sudeste com alturas significativas acima de 2 metros no litoral paulista e também na região costeira de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
No final de semana, o mar ficou bastante agitado em Santos, mas sem forte ressaca, contrariando as previsões meteorológicas.
Continua depois da publicidade