X

Cotidiano

Tempestade inunda casas no Reino Unido e cancela voos na Europa

A elevação do nível do mar fez com que pessoas fossem retiradas ao logo da costa leste da Inglaterra

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 06/12/2013 às 18:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Centenas de britânicos retiravam água de suas casas nesta sexta-feira após a passagem de uma forte tempestade que atingiu o norte da Europa com rajadas de vento como as de um furacão, que provocaram um aumento nas marés que não era registrado havia 60 anos.

A elevação do nível do mar fez com que pessoas fossem retiradas ao logo da costa leste da Inglaterra, onde 1.400 propriedades ficaram inundadas e pelo menos seis comunidades estavam sob estado de alerta por causa das marés e das ondas excepcionalmente altas.

Em Londres a barreira do Tâmisa - uma série de enormes portões de metal que podem ser erguidos ao longo do rio - foi fechada pela segunda vez para proteger a capital britânica.

O secretário do Ambiente Owen Paterson disse que haverá "marés excepcionalmente altas" nesta sexta-feira e no sábado, embora não haja expectativas de que cheguem aos níveis de quinta-feira, quando as águas inundaram vias e casas à beira-mar. Na cidade de Hemsby, leste da Inglaterra, várias casas caíram no mar por causa da erosão das falésias.

Milhares de britânicos enfrentavam hoje o segundo dia de enchentes e elevação das marés depois de uma tempestade (Foto: Associated Press)

A Agência Ambiental Britânica informou que os níveis do mar em certas áreas excederam, na noite de quinta-feira, os registrados na enchente de 1953, quando centenas de pessoas morreram. Mas com as barreiras anti enchente e a retirada de pessoas reduziu para apenas duas as mortes relacionadas à tempestade.

Em toda a Europa, acidentes relacionados à tempestade mataram pelo menos oito pessoas na quinta-feira. O tráfego foi interrompido em estradas congeladas e os serviços ferroviários foram cancelados em grande parte da Suécia. Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem eletricidade.

Uma grande quantidade de voos foi cancelada em aeroportos da Suécia, Dinamarca, Noruega, Alemanha e Polônia. Mais de 1.000 pessoas passaram a noite no aeroporto de Copenhague onde 200 voos foram cancelados na quinta-feira e cerca de 70 não decolaram nesta sexta.

A polícia dinamarquesa ordenou a retirada de pessoas das cidades de Frederikssund e Frederiksvaerk, que ficam a 40 quilômetros nordeste de Copenhague, por causa da iminência de enchentes.

O aeroporto de Hamburgo, onde praticamente todos os voos foram cancelados na noite de quinta-feira, foi reaberto hoje, mas com avisos de que poderia haver cancelamentos por causa do vento e da neve. Trens de Hamburgo para a Dinamarca e para outros destinos foram cancelados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter