Cotidiano
Defesa Civil emite aviso para chuva extrema, risco de deslizamentos e ventos de até 100 km/h em cidades do Litoral Norte
O aviso, enviado pelo sistema nacional de emergências, acendeu o sinal máximo de atenção na região / Paulo Pinto/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil emitiu, na madrugada desta segunda-feira (24), um alerta severo para moradores de Caraguatatuba e Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, em razão do alto risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas próximas horas. O aviso, enviado pelo sistema nacional de emergências, acendeu o sinal máximo de atenção na região.
Nas últimas 24 horas, Ubatuba acumulou 180 mm de chuva — mais da metade da média mensal — e registrou o maior volume do Estado. O cenário aumenta a possibilidade de escorregamentos de encostas e quedas de barreiras, especialmente em áreas de morro e margens de rodovias.
Continua depois da publicidade
A recomendação dos órgãos de emergência é clara: evitar áreas de risco, permanecer em local seguro e não tentar atravessar ruas alagadas.
Segundo a Defesa Civil Estadual e o Inmet, todas as 46 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina permanecem em alerta para tempestades severas, com possibilidade de:
Continua depois da publicidade
Ventos de até 100 km/
Queda de granizo
Alagamentos e enxurradas
Continua depois da publicidade
Em caso de emergência, os moradores podem acionar:
193 – Corpo de Bombeiros
199 – Defesa Civil
Continua depois da publicidade
O aviso severo foi enviado via Cell Broadcast, tecnologia implantada em 2024 pelo governo federal. O sistema dispara mensagens automaticamente para todos os celulares da área afetada, sem necessidade de cadastro, funcionando inclusive no modo silencioso.
Para receber o alerta, é necessário:
Aparelho lançado a partir de 2020
Continua depois da publicidade
Conexão às redes 4G ou 5G
A mensagem aparece sobre qualquer tela, acompanhada de um som agudo e forte vibração, para garantir que o usuário perceba o risco imediato.
Continua depois da publicidade