X

Cotidiano

‘Temos motivos de sobra para comemorar’, diz prefeito de Itanhaém

Marco Aurélio Gomes (PSDB) ressaltou investimentos em infraestura e de fomento ao turismo

Publicado em 22/04/2015 às 11:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

“A gente tem motivos de sobra para comemorar”. No aniversário de 483 anos de Itanhaém, o prefeito Marco Aurélio Gomes (PSDB) ressaltou as conquistas dos quase dois últimos anos e meio em que está à frente da Prefeitura da Cidade. O destaque vai para as obras de infraestrutura e de fomento ao turismo. Até o final do próximo ano as ações serão concentradas nos bairros mais distantes.
“Todas as obras realizadas cumprem o compromisso que nós assumimos que foi o de levar infraestrutura para os bairros mais distantes, o que melhora a qualidade de vida da população e valoriza os imóveis. Até o final do mandato pretendemos concluir obras de pavimentação, drenagem e iluminação”, disse.

Entre os projetos destacados por Gomes está o ‘Minha Rua Melhor’. “Vamos entregar mais de 240 vias públicas com pavimentação e drenagem”, destacou o prefeito. Já foram executadas ordens de serviço para mais de 200 vias localizadas em 10 regiões, totalizando um investimento de R$ 75 milhões.

O prefeito de Itanhaém ressaltou os investimentos em habitação. Por meio do programa ‘Morar Bem’, até dezembro serão entregues 1.284 unidades habitacionais no bairro Guapurá. “Além das moradias o local também contará com equipamentos públicos como creche e Unidade de Saúde da Família (USF)”. O projeto também prevê a regularização fundiária de áreas onde os imóveis não contam com escritura definitiva.

Na área de segurança, o prefeito destacou o projeto ‘Cidade Segura’. “Estamos finalizando a instalação de câmeras de monitoramento pontos estratégicos da Cidade. Mil pontos receberão iluminação”, afirmou. O programa também prevê investimentos para equipar a Guarda Civil Municipal.

Gomes destacou ainda que, futuramente, serão entregues o Teatro Municipal e o Centro de Abastecimento, que contará com Banco de Alimentos e espaço para o agricultor familiar.

A nova orla de Itanhaém foi entregue oficialmente hoje às 9 horas (Foto: Divulgação)

Turismo

O turismo é uma das principais fontes de renda do Município. Para não perder arrecadação, a Cidade tem apostado em investimentos de fomento ao setor. Segundo o prefeito, as ações têm proporcionado uma boa frequência de turistas na Cidade durante o ano todo.

“A revitalização da orla ajuda nas atividades de todos os tipos. Temos também os shows de verão, uma parceria que vai promover a tracional Festa do Divino, autorizamos a realização da 11ª Festa do Peão. Antes Itanhaém era uma cidade de temporada, hoje ela tem vida própria”, destacou Gomes. “A gente recebe muitos emails de turistas dizendo: agora dá gosto de ir para a cidade. Também recebemos o retorno positivo dos restaurantes e da Associação Comercial”.

A orla do Centro recebeu, além da nova pavimentação e sistema novo de drenagem, a área que conta com ciclovia, calçada para pedestres e iluminação. Ainda este ano, receberá bancos e nova vegetação que irá compor a paisagem do local.

Saúde

Assim como outras cidades da Baixada Santista, Itanhaém foi acometida pelo surto de dengue. O prefeito afirmou que as ações de combate a doença na Cidade foram intensificadas e terão continuidade.

“As 22 equipes de saúde estão vistoriando as residências. Para desafogar o atendimento na UPA, implantamos o Centro Municipal de Monitoramento da Dengue. Por meio dos exames temos monitorado os bairros com maior incidência da doença, inclusive com aplicação de fumacê. Temos trabalhado para atender e acolher toda a população, fazendo o corpo a corpo e o trabalho de prevenção”, explicou.

Além das medidas de combate a dengue, o prefeito ressaltou o desenvolvimento do programa Mais Saúde Nos Bairros, que foi concebido como um plano de ação com ênfase na saúde preventiva. Além da contratação de mais médicos para a rede municipal, já foram reformadas cinco unidades básicas de saúde. “Estamos construindo também novas sedes para as unidades dos bairros Centro, Jardim Grandesp, Jardim América e Vila Loty”.

Educação

No setor da Educação, Gomes enfatizou a realização do programa Aprendizado do Futuro. Por meio dele estão sendo disponibilizados tablets para os alunos e notebooks para os professores, além de cursos de robótica e idiomas para os estudantes, além de um plano de capacitação permanente para os educadores. E o programa Mais Oportunidades é voltado para a capacitação profissional. A meta é formar até mil jovens por ano, proporcionando melhores condições para colocação no mercado de trabalho.

“O foco do investimento na educação é a excelência na formação. Queremos formar bem o aluno, para que ele chegue preparado para ingressar no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito

Prefeito agradeceu o apoio da população e disse que no dia 1º de maio os servidores públicos terão uma boa notícia (Foto: Matheus Tagé/DL)

Gratidão

O prefeito disse que o apoio da população e dos funcionários público foi fundamental para as conquistas que a Cidade obteve nos últimos anos.
“Quero agradecer a população pela colaboração e o apoio dos funcionários públicos, a nossa equipe, que tem nos ajudado muito. Ao final do mandato vamos ser conhecidos como o Governo dos Bairros”, disse o prefeito.

Sem revelar o que, Gomes afirmou que no próximo dia 1º de maio — Dia do Trabalhador — os servidores públicos municipais terão uma surpresa: “A Prefeitura vai anunciar investimentos para o servidor municipal”.

Itanhaém: a segunda cidade mais antiga do Brasil

Fundada por Martim Afonso de Souza, em 22 de abril de 1532, Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Foi elevada à categoria de Vila no ano de 1561. Devido às construções da época, que eram de grande porte, ganhou o status de município.

Com uma área de 599,1 km², a Estância Balneária de Itanhaém possui 94.977 mil habitantes. A Cidade faz limites com os municípios de São Vicente, Juquitiva, Pedro de Toledo, Peruíbe e Mongaguá. Sua formação geológica é caracterizada por depósitos quaternários, formada por mangues, jundus e pequenas florestas.

Itanhaém oferece aos turistas diversos atrativos como igrejas, museus e passeios nas ilhas oceânicas e nos rios. O cartão de visitas da Cidade são as praias — 14 no total. Entre as mais visitadas estão as praias dos Sonhos, do Cibratel e dos Pescadores.

Programação de aniversário tem show e inaugurações

Para comemorar o aniversário de Itanhaém, a Prefeitura preparou programação que conta com show, inaugurações e passeio ciclístico. As atividades acontecem até o próximo domingo. Ontem a arena da Festa do Peão ficou lotada. O público pode conferir o show de aniversário com a dupla Marcos e Bellucci.

Hoje, às 8 horas, ocorre o hasteamento da bandeira no Paço Municipal. Às 9 horas é realizado o Desfile Cívico na Nova Orla. Neste mesmo horário acontece a entrega oficial da revitalização do espaço. À partir das 11h30 a Prefeitura entrega prédios públicos. No sábado, a partir das 17 horas, acontece o Circuito Sesc de Artes, no Centro Histórico.

Já no domingo será realizada a tradicional Folia do Divino Espírito Santo a partir das 9 horas, a concentração é na Igreja Matriz Sant’Anna. Também acontece a Procissão de Barcos Rio Acima. A saída das embarcações ocorre na Alameda Emídio de Souza. Ainda às 9 horas ocorre o Circuito Metropolitano de Ciclismo na orla.

O turismo é uma das principais fontes de renda do Município (Foto: Luiz Torres/DL)
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter