X

Cotidiano

Telefone de Merkel foi grampeado por ao menos 5 países, informa revista alemã

Autoridades alemãs disseram que planejam reforçar a capacidade de contra-inteligência, em resposta às revelações sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA

Publicado em 24/11/2013 às 12:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O celular da chanceler alemã, Angela Merkel, foi grampeado por pelo menos cinco agências estrangeiras de inteligência, informou neste domingo a revista semanal Focus, citando uma autoridade de segurança na condição de anonimato.

Além dos Estados Unidos, o telefone de Merkel estava sob a vigilância de Rússia, China, Coreia do Norte e Reino Unido, de acordo com a publicação. Uma porta-voz do governo alemão se recusou a comentar a reportagem da Focus com o The Wall Street Journal.

Conforme a autoridade citada pela revista, a área ocupada pela sede do governo em Berlim é tecnologicamente propensa a intercepções. Em mais de 100 casos em 2012, agência estrangeiras de inteligência tentaram recrutar políticos, funcionários públicos, militares, gerentes e cientistas alemães como informantes, segundo a Focus. Agentes russos estão particularmente em operação na Alemanha, informou o artigo.

Na semana passada, autoridades alemãs disseram que planejam reforçar a capacidade de contra-inteligência, em resposta às revelações sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA. A medida pode estremecer as relações entre os dois países. As autoridades também informaram que suspeitam que as embaixadas russa e britânica em Berlim estejam participando de espionagem eletrônica.

O celular da chanceler alemã, Angela Merkel, foi grampeado por pelo menos cinco agências estrangeiras de inteligência, informou neste domingo a revista semanal Focus (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter