Cotidiano

Telecomunicação lidera reclamação em 2013, diz Procon-SP

A empresa líder no ranking do Procon-SP em 2013 foi o Grupo Vivo/Telefônica, com mais 11.894 atendimentos - e com resolução de 93% dos casos, segundo o órgão

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/02/2014 às 16:29

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O setor de telecomunicações ultrapassou o de instituições financeiras e liderou em 2013 o ranking do número de demandas de consumidores nos canais de atendimento da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. As companhias do segmento de telecomunicação, que inclui telefonia, banda larga fixa e móvel e TV por assinatura, registraram em todo o ano passado 75.401 atendimentos no Procon-SP. Já as instituições financeiras (bancos, financeiras, administradoras de cartão e seguros) foram responsáveis por 66.929 queixas. Em 2012, as instituições financeiras eram líderes com 74.987 reclamações. Já as empresas de telecomunicações haviam causado 66.618 atendimentos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A empresa líder no ranking do Procon-SP em 2013 foi o Grupo Vivo/Telefônica, com mais 11.894 atendimentos - e com resolução de 93% dos casos, segundo o órgão de defesa do consumidor. O Procon-SP destaca que, apesar de registrar o mais alto índice de solução, os consumidores ainda reclamam da Vivo/Telefônica por conta de problemas básicos como demora para realizar reparos ou atender pedidos de transferência de linha.

Além da Vivo/Telefônica, outras grandes representantes do setor se destacam no ranking (confira a lista aqui). A Claro ocupa a terceira posição, com 6,8 mil reclamações e 85% de resolução. A TIM aparece na sexta posição (4,1 mil queixas e 84% de solução). Na sequência está a Net, no 7º lugar, com 4 mil atendimentos e 91% de resoluções. Oi e Sky também ocupam a lista das mais empresas com mais reclamações, sendo respectivamente oitava e décima colocadas. Já a Nextel ocupa a 25º posição, com 948 atendimentos e 88% de solução.

O setor de telecomunicações ultrapassou o de instituições financeiras e liderou em 2013 o ranking do número de demandas de consumidores nos canais do Procon-SP (Foto: Arquivo/DL)

Continua depois da publicidade

O Itaú, que em 2012 era o líder com 10.306 atendimentos, reduziu o número de queixas para 7.199 e passou a figurar como a segunda empresa com mais reclamações no ranking. Segundo o Procon-SP, as instituições financeiras, com exceção da Caixa Econômica Federal, reduziram as demandas, apesar de manterem posições de destaque. Depois do Itaú, o banco com maior número de reclamações é o Bradesco, que ocupa a quarta posição, com 5,8 mil demandas. O Santander é o nono colocado (2,7 mil reclamações)

Já os bancos públicos, Caixa Econômica e Banco do Brasil, ocupam a 12ª colocação (1,9 mil queixas) e o 15ª lugar (1,5 mil), respectivamente.

O ranking do Procon-SP, que lista as 30 empresas que mais demandam atendimento, destaca ainda o grupo Pão de Açúcar (5º colocado), B2W (14º), Magazine Luiza (17º), Wal-Mart (26º) e Grupo Mercado Livre (30º). Nesse segmento, o maior número de reclamações está ligado a problemas como entrega e defeitos de qualidade em produtos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software