X

Cotidiano

Teatro Procópio Ferreira: Para reabertura, falta presença de Alckmin

Prefeita de Guarujá quer confirmação na agenda pública do governador

Publicado em 18/01/2015 às 00:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estava tudo certo para a primeira quinzena deste ano. No entanto, os guarujaenses estão na dependência da agenda do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para ver o Teatro Procópio Ferreira de cortinas abertas.

A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) confirmou o adiamento.

“Como a obra foi feita com recursos estaduais e municipais, não seria adequado a gente inaugurar sem a presença mais ilustre do Governo do Estado”, disse Antonieta.

A prefeita de Guarujá afirma que, nos próximos dias, o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, estará em Guarujá para fazer uma vistoria no equipamento.

>Retomada - Faltam poucos detalhes para reabertura (Foto: Luiz Torres/DL)

“O teatro está pronto. Faltam pequenos detalhes que não inviabilizarão sua inauguração”, completou a prefeita, dizendo que pretende homenagear artistas na inauguração, como Wega Nery e Procópio Ferreira, por intermédio de seus familiares.

No final do ano passado, em entrevista ao Diário do Litoral, o secretário interino de Cultura, Odair Dias, mostrou com exclusividade os ajustes finais da obra, faltando apenas instalar os equipamentos de iluminação e som.

O Teatro Procópio Ferreira está totalmente acessível, com barras e rampas e dois elevadores – um para o palco (reformulado) e outro para a plateia, que contará com 355 lugares. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) também já estava sendo providenciado.

Houve intervenções no foyer (área externa do auditório), no sistema de acústica e as redes elétrica, hidráulica e telefonia. Ao invés de apenas dois, agora são quatro camarins. A obra também inclui reforma de telhado, forro e assoalho do prédio.

O novo Teatro Procópio Ferreira contará com uma cafeteria (em fase de licitação) e uma biblioteca de arte, cujo acervo já está sendo providenciado. O sistema de ar-condicionado é novo e os banheiros estão todos adaptados, acompanhando a acessibilidade de todo o equipamento.

A Galeria de Arte Wega Neri contará com 130 metros quadrados para exposições. A restauração e as reformas do teatro ficaram por conta da arquiteta Patrícia Lima, que é diretora do Patrimônio Histórico da Cidade.

Década de 70

Inaugurado em 15 de dezembro de 1979, o principal equipamento cultural da Cidade estava fora de cena desde 2011.

A obra foi orçada em R$ 1,7 milhão e já previa acesso de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida ao auditório. Essa foi a primeira grande interferência na estrutura física do teatro desde a sua construção.

O projeto original foi assinado pelo arquiteto César Galha Bergstrom Lourenço. O equipamento foi construído na gestão do prefeito Jayme Daige.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter