O Teatro Procópio Ferreira foi fechado discretamente e está agora na mira da demolição / Reprodução/Globoplay
Continua depois da publicidade
O Teatro Procópio Ferreira, um dos palcos mais tradicionais de São Paulo, conhecido por ter sido a casa de gravação do humorístico "Sai de Baixo", da TV Globo, foi fechado discretamente e está agora na mira da demolição.
O pivô da situação é o ex-prefeito Paulo Maluf, cuja família é uma das proprietárias do terreno na Rua Augusta. O edifício, que está prestes a completar 80 anos, já está sendo desmontado, com retirada de bilheteria e paredes. Embora ainda não haja pedido formal de demolição, a coluna apurou que a venda do imóvel está em estágios avançados para uma incorporadora.
Continua depois da publicidade
O motivo da pressa na venda está ligado às pendências judiciais de Maluf: o negócio serviria para quitar dívidas de condenações por improbidade administrativa que chegam a R$ 417 milhões. Embora a penhora da parte do ex-prefeito (25% do imóvel) ainda não conste no registro, a demolição do teatro se configura como a solução para o pagamento das dívidas com a Justiça.
O fechamento do teatro é um novo capítulo da acelerada transformação urbana dos Jardins, onde a Rua Augusta, que já foi símbolo da boemia e da cultura underground, vem sendo dominada pela especulação imobiliária e pela construção de novos kitnets de alto padrão.
Continua depois da publicidade
O Procópio Ferreira, inaugurado em 1948, recebeu grandes nomes da cultura brasileira, como Paulo Autran, Marília Pêra, Jô Soares e, entre 1996 e 2002, o elenco icônico de "Sai de Baixo". A última peça em cartaz encerrou sua temporada em maio deste ano, e desde então o local permanece fechado.