X

Cotidiano

TCE julga admissões temporárias do Governo Antonieta legais

Segundo a ex-prefeita, a Câmara Municipal encaminhou para o caso ao Tribunal, que proibiu a Prefeitura de fazer as contratações temporárias

Da Reportagem

Publicado em 28/04/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O TCE julgou como legais as admissões temporárias do Governo Antonieta / Matheus Tagé/DL

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) julgou que as admissões de pessoal por tempo da Prefeitura de Guarujá no ano de 2015, durante gestão da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito, atendem aos princípios da legalidade. O processo 00001271.989.17-0 é referente às contratações temporárias para as funções de Professores de Educação Básica (PEB) III para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia e História, e Guarda Vidas Temporários.

De acordo com o relatório da fiscalização do TCE/SP há regularidade na matéria, já que foram atendidos os princípios que regem o certame seletivo, em especial porque foi comprovada a necessidade temporária e de excepcional interesse público nos serviços contratados. A situação emergencial, assim como sua excepcionalidade, são preconizadas no Inciso IX do Artigo 37 da Constituição Federal. Foi atestado ainda pelo TCE/SP que a medida cumpriu a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com a ex-prefeita Maria Antonieta de Brito, a Câmara Municipal encaminhou para o caso ao Tribunal, que proibiu a Prefeitura de fazer as contratações temporárias.

“Isso foi um grande prejuízo para a nossa rede municipal de Educação rede porque muitos professores deixaram de tirar suas licenças-prêmio, que é um direito, porque não tinham substitutos. Outros estavam em licença por motivos de saúde ou tinham faltas pontuais e não tínhamos substitutos para suas aulas. A figura dos temporários foi muito importante, sendo uma alternativa para evitar que as crianças ficassem ociosas, melhorar o Ideb e aumentar a qualidade de ensino da nossa rede. Agora, ter esta decisão do Tribunal, é uma grande vitória”, avalia.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade

Praia Grande oferece 50 vagas gratuitas para oficina de fotografia

Inscrições começam na próxima segunda (22), no Palácio das Artes

COPA DO BRASIL

Sorteio define mandos das semis da Copa do Brasil; veja quem decidirá em casa

É a primeira vez na história que uma competição de cunho nacional terá a decisão das semis sendo do eixo Rio-SP, com 2 de cada estado

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software