X

ELEIÇÕES 2022

TCE e TRE-SP vão auditar votos em 43 urnas eletrônicas

A auditoria pretende comprovar que os votos digitados nas urnas eletrônicas são os mesmos contabilizados na apuração

Joe Silva

Publicado em 14/09/2022 às 14:03

Atualizado em 14/09/2022 às 14:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A auditoria contará também com a participação de organizações da sociedade civil / Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) anunciou nesta terça-feira (13) que vai participar da auditoria do sistema de votação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) nas eleições de 2022. A ideia, segundo a Corte, é garantir a segurança, a transparência do processo eleitoral brasileiro e a confiabilidade das urnas eletrônicas.

O procedimento contará também com a participação de outras instituições e entidades – como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Federal, Controladoria Regional da União, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil e representantes de partidos políticos. Na prática, a auditoria pretende comprovar que os votos digitados nas urnas eletrônicas são os mesmos contabilizados na apuração.

Ao todo, 43 urnas de todo o Estado de São Paulo, escolhidas por mais de 60 entidades da sociedade civil, passarão pelo teste de integridade – realizado em 2 de outubro, data das eleições – e pelo teste de autenticidade, na véspera do pleito. O número de urnas auditadas representa um incremento em relação a 2020, quando 10 urnas passaram por esses procedimentos.

 

Audiência pública

Na última sexta-feira (9), representantes de ambos os tribunais se reuniram na capital paulista com representantes de entidades fiscalizadoras e da sociedade civil para uma exposição sobre como serão os procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas.

Durante a reunião, foi decidido como será realizado o Teste de Integridade e também apresentadas orientações sobre as outras auditorias do sistema eletrônico de votação, como o Teste Público de Segurança e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Guarujá prepara 22ª Festa Cigana para o mês de maio

Convites já estão à venda a R$ 10 e um quilo de alimento não perecível; evento faz parte do Calendário Oficial da Cidade

Nacional

Playcenter anuncia novo parque em Santo André

Será a segunda unidade da categoria 'Family'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter