Cotidiano

Tarcísio barra projeto de lei que propunha educação climática nas escolas de SP; entenda

Decisão foi publicada Diário Oficial do Estado de São Paulo na última terça-feira (8)

Gabriel Fernandes

Publicado em 11/10/2024 às 17:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) / Divulgação/Governo do Estado

Continua depois da publicidade

Aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a proposta que propunha educação climática nas escolas paulistas foi vetada, de forma integral, pelo Governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão em torno do projeto de lei (PL 80/2023) foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última terça-feira (8).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo o chefe do Palácio dos Bandeirantes, a decisão de barrar a proposta veio por conta da existência de programas da gestão estadual com objetivos semelhantes ao projeto de lei.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Tarcísio dá aval para concurso público com salário até R$16 mil; saiba mais

• Obra de terceira pista de rodovia começa até 2026 no litoral de SP e anima Tarcísio

• Tarcísio confirma mais efetivo e novas bases policiais no Vale do Paraíba

De autoria do deputado Guilherme Cortez (PSOL), a lei determinava a inclusão temática da Educação Climática no programa da rede de ensino do Estado de São Paulo, como um conteúdo complementar às outras matérias da grade curricular. 

Segundo Cortez, a ocorrência de eventos climáticos extremos e os alertas de especialistas sobre as consequências da emissão desenfreada de gases do efeito estufa seriam um dos motivos plausíveis para o acréscimo da disciplina. 

Continua depois da publicidade

Porém, o Governador deixou claro que os programas "Escola Mais Segura" e "Alfabetização Ambiental" possuem intuitos semelhantes ao projeto de lei.

O primeiro aborda temas como riscos e mudanças climáticas, desastres hidrometeorológicos e adaptação baseada em ecossistemas. Já o segundo é o mais semelhante, pois o seu próprio intuito é promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais no ensino público, alinhadas ao Currículo Paulista. 

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software