X

Cotidiano

Tapetes no feriado de Corpus Christi colorem ruas da Região

Festividade católica reuniu fiéis em torno da celebração do mistério da eucaristia nos municípios

Publicado em 05/06/2015 às 10:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Instituída pelo papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264, a festa do Corpus Christi — Corpo de Cristo em português — celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festividade católica acontece 60 dias após o domingo de Páscoa. Ontem, milhares de fiéis se reuniram para comemorar a data. Ruas da Baixada Santista foram enfeitadas com as imagens sacras dos tradicionais tapetes.

O Diário do Litoral registrou o tapete confeccionado por fiéis da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro  Aparecida, em Santos. O colorido das imagens criadas com serragem chamou a atenção de quem passou pelo local. A missa foi celebrada às 18 horas na paróquia.

Na Igreja da Aparecida, o tapete foi confeccionado dentro da basílica, com quase mil toalhas de banho e 400 cobertores que serão doados a instituições beneficentes da Região.
Já na Zona Noroeste, fiéis das paróquias Sagrada Família e Santa Margarida Maria também confecionaram tapetes, que foram expostos a partir das 13 horas. Em frente à Sagrada Família, na Praça Bruno Barbosa, houve show às 15 horas. A procissão teve início às 17 horas e seguiu até a Santa Margarida Maria.

Tapetes na paróquia Nossa Senhora de Aparecida em Santos (Foto: Matheus Tagé/ DL)

São Vicente

Em São Vicente, os tapetes puderam ser vistos nas Igrejas Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Amparo e Nossa Senhora Auxiliadora. Paróquias de toda a Cidade também celebraram a data.

Guarujá

No Guarujá, as paróquias se reuniram em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, que fica na Avenida Puglisi, na Praça da Matriz, no Centro, onde os tapetes foram confeccionados.

Praia Grande

Em Praia Grande, moradores, turistas e religiosos conheceram os tradicionais tapetes de Corpus Christi que foram elaborados, este ano, com o tema “Vim para servir - Eis o retrato da fé”. Os tapetes foram desenhados como se fossem retratos com passagens bíblicas. A confecção envolveu aproximadamente 3.500 pessoas na montagem. Foram utilizados três mil sacos de serragem, 10 quilos de anilina e 400 litros de álcool. Outros materiais também foram utilizados como tampinhas e garrafas pet, algodão e casca de ovos.

Segundo a chefe da seção de Galeria de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande, Lourdes Marszoleck, as 32 comunidades católicas e diversas instituições da Cidade foram essenciais para a realização do trabalho. “As comunidades se uniram, se ajudaram e aí está o grande resultado. Este ano tivemos a presença de muitos jovens, adolescentes e crianças, como, por exemplo, a comunidade São José – Caieiras de onde vieram 15 crianças e adolescentes para colaborar”, comemorou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter