X

Cotidiano

TamTam promove "Semana do Cuidar" para lembrar luta antimanicomial

Com programação grátis de atividades socioculturais, ONG santista dá continuidade à celebração de seus 25 anos, de 12 a 16 de maio

Publicado em 06/05/2014 às 13:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ONG TAMTAM, que celebra 25 anos em 2014, realiza entre os dias 12 e 16 de maio, no Espaço Sócio Cultural e Educativo Café Teatro Rolidei (Teatro Municipal de Santos, Av. Pinheiro Machado, 48 – 3º piso), a SEMANA DO CUIDAR, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio). Uma série de atividades gratuitas compõe a programação, entre bate-papos, workshops e apresentações, que abrangem música, teatro, dança, literatura e cinema.

Os interessados devem chegar ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência a cada atividade, para garantir sua participação:

12 de maio, segunda-feira, 19h.
Bate Papo: O Avesso da Loucura
Com Sérgio Marques Jabur (Psicólogo Clinico Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP).
A partir da análise dos conceitos-chave: percepção, linguagem e corpo; identifica-se uma nova forma de cuidado em saúde. Discutiremos essa temática através das manifestações artísticas e da filosofia fenomenológica-existencial. A interação com o público é a base para o fortalecimento do que pensamos como Cuidado.
Público-Alvo: A todos que pensem a interface entre arte e saúde como sujeitos de sua própria história. Duração: 70 minutos.

13 de maio, terça-feira, 16h.
Workshop: Musicando o corpo
Com Sol Martinez e Luis Arcas.
Atividade lúdica que permite o acesso à linguagem musical com diversos instrumentos reutilizados e vocalização. O principal foco é a convivência e a troca de experiências, baseado na diversidade do grupo. O workshop marca o início desta atividade no Espaço Rolidei, que passará a ser realizada semanalmente. Público alvo: Crianças, jovens e adultos.

14 de maio, quarta-feira, 16h.
Workshop: A Terra que eu cuido, também crio!,
Com Aidil de O. Marques e Maria Martha O. Marques
Atividade lúdico educativa de contato com a argila, sua função, natureza e importância.
Público alvo: crianças e jovens

ONG realiza “Semana do Cuidar” para lembrar Dia da Luta Antimanicomial (18/5) (Foto: Luiz Torres/DL)

14 de maio, quarta-feira, 19h.
CINE TAMTAM
Filme: “Onde vivem os monstros” (Where the Wild Things Are, EUA, 2009. Dir: Spike Jonze).
Em seguida, bate-papo com o psiquiatra Fernando Venturini.
Max (Max Records), fantasiado de lobo, faz malcriações para sua mãe (Catherine Keener) por ciúmes. Como castigo, é mandado para o quarto sem jantar. Max resolve fugir de casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha, onde pudesse “ser feliz”. Lá ele encontra vários “monstros” e afirma possuir poderes, sendo assim nomeado “rei”. Responsável por evitar que a tristeza tome conta do lugar, Max passa a criar uma série de jogos para mantê-los em constante diversão... – sua volta para casa é o reencontro com a família e a vida real.

15 de maio, quinta-feira, 15h30.
Workshop: Biodança
Com o Prof. Márcio Ribeiro de Souza - Titular e Facilitador de Biodança com Especialização pela International Biocentric Foundation.
A Biodança tem como proposta desenvolver e estimular as potencialidades naturais e criativas do ser humano, a fim de que ele possa ter um contato mais íntimo com sua potência de vida e sua emoção, afeto e criatividade, fazendo emergir da profundidade do ser os potenciais adormecidos, ou reprimidos pela cultura, diminuindo e combatendo o stress, a depressão e a angústia; resgatando assim a ALEGRIA e o PRAZER de viver.
Público Alvo: A partir de 15 anos (deverão vir com roupas confortáveis)

15 de maio, quinta-feira, 19h
Lançamento do Livro “Um pedaço de chuva no bolso”, de José Geraldo Neres.
Performance do Grupo Percutindo Mundos
Quarto livro autoral do poeta e ficcionista residente em Santo André, com prefácio do critico e tradutor Claudio Willer. Neres ministra oficinas literárias com ênfase em criação literária e estímulo à leitura. Atualmente desenvolve projetos como “Macumbaria poética – arte ancestral: Mergulho na fonte sagrada afroameríndia. Saberes, Sabores & Aromas: ancestralidade”, fruto de pesquisas a dialogar no macrocosmo, e microcosmo da diversidade dos tecidos que somos (dança, música, artes plásticas, artes cênicas, cultura popular, literatura, culinária, estética, e outras: e que no antigamente era apenas “o corpo”). A partir da obra de Neres, o grupo Percutindo Mundos vai apresentar “As Yábas: Rascunhos na Água de Olhos Verdes” e “Cartografias das Águas”.

6ª Feira – 16 de maio – 16 horas
Workshop: “Meditação Cri-Ativa: Consciência e Autoconhecimento (Dos Sentidos ao Sentir)”
Com Elis de Castro Alonso – Artista Designer e Educadora Transpessoal.
O workshop começa uma investigação sobre o que entendemos sobre meditação e abre a perspectiva para incorporar esta prática na nossa vida. A ideia é apresentar a meditação e incitar as pessoas a buscar oportunidades para vivê-la em e a se autoconhecer. A meditação cri-ativa é um espaço de autoconhecimento, em compromisso com a essência humana: o ser. A atividade é composta por conversa inicial, vivências e partilhas. Elis De Castro viveu na índia de 2009 e 2010. Em 2012 viveu no Osheanic, Espaço de meditações do Osho, onde se aprofundou no tantra e em outras meditações dinâmicas. Em 2013 viveu na Comunidade Espiritual de Piracanga – Itacaré (BA), onde entrou em contato com a capoeira, dança afro, a ancestralidade do nosso país. Hoje é facilitadora de grupos de meditação no espaço Hatha Yoga, em Santos.
Publico alvo: A partir de 17 anos.

16 de maio, sexta-feira, 19h.
TAMTAM 25 ANOS ... Aprendendo a louco.
Com Grupo Orgone, direção de Renato Di Renzo.
Apresentação da cena que foi levada pelo Grupo Orgone à Brasília (pré-estreia do espetáculo “A tarde ardia com cem sóis” - Direção de Renato Di Renzo) e do documentário da intervenção realizada no Hospital Anchieta há 25 anos, com um bate-papo com Renato após as apresentações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter