SV: motoristas de ônibus municipais retomam greve e operam com frota parcial

A última paralisação no serviço teve fim em 21 de janeiro após uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT); agora os funcionários operam com frota parcial

Ônibus Municipal, São Vicente

Ônibus Municipal, São Vicente | Nair Bueno/DL

Motoristas do transporte público de São Vicente, iniciaram uma nova greve nesta terça-feira (1º), por causa de salário e benefícios que estão atrasados. Assim, os funcionários operam com apenas 60% dos ônibus durante o dia, e 100% nos horários de pico, segundo determinação judicial.

Continua após a publicidade

A última paralisação no serviço teve fim em 21 de janeiro após uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O juiz havia solicitado que os funcionários aguardassem até 31 de janeiro, que seria o dia do pagamento do salário, vale-refeição, cesta básica e plano de saúde. Porém, como a empresa não honrou com o acordo, eles retornaram para a greve.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a categoria, os atrasos são relacionados ao pagamento de salário, vale-refeição, cesta básica, plano de saúde referentes ao mês de janeiro, além de PLR, férias e horas extras do ano passado.

Greve anterior

Motoristas e funcionários da Otrantur, concessionária responsável pelo transporte público municipal, cessaram os trabalhos em 10 de janeiro. Na epóca os trabalhadores relataram que os salários estavam atrasados desde 30 de dezembro. 

Continua após a publicidade

O movimento teve inicio pela manhã, e nenhum ônibus saiu da garagem no horário previsto. Porém, o trabalho foi retomado no mesmo dia, devido a promessa da empresa em cumprir com as reinvidicações dos trabalhadores. 

Na época, a Otrantur informou que os atrasos aconteceram em razão de uma crise financeira imposta não só pela pandemia, mas por diversos outros eventos, tais como o não reajuste da tarifa, aumento do diesel, fechamento do município em virtude da Covid, e falta de contrapartida por parte da administração pública.

Otrantur

Continua após a publicidade

Em nota enviada ao Diário, a Otrantur Transporte e Turismo, Concessionária de Transporte Urbano de São Vicente, informa que na madruga de hoje (01/02), formou-se um movimento grevista de maneira regular, ordeira e pacífica, com a presença do sindicato que representa a categoria e a observância dos requisitos legais.

Tendo como base tais requisitos, a Concessionária já havia obtido pedido liminar garantindo o atendimento à população, conforme despacho proferido nos seguintes termos:

Continua após a publicidade

“DEFIRO A LIMINAR REQUERIDA assegure, no caso de deflagração da greve, contingentes de trabalhadores necessários para a circulação de 100% (cem por cento) da frota da requerente no horário de pico (6h às 9h e 16h às 19h) e de 60% (sessenta por cento) nos demais horários.”

O pleito de nossos colaboradores pauta-se no pagamento de salários e benefícios vencidos ontem (31/01) que não foram pagos em virtude da crise financeira vivida pela Concessionária, imposta não só pela Pandemia, mas por diversos outros eventos, tais como, o não reajuste da tarifa, aumento do diesel, fechamento do município em virtude da Covid.

Continua após a publicidade

Temos buscado o diálogo e a construção de um acordo junto aos mais de 280 colaboradores que compõem os quadros desta Concessionária, pois entendemos da urgência de solucionar o problema, e nosso empenho está em quitar os saldos ainda no decorrer desta semana.

A Otrantur Transporte e Turismo vem buscando melhorias no serviço, mesmo em tempos tão difíceis como os atuais, e não deixaremos de cumprir com o compromisso firmado junto ao Município, ou seja, a Prestação de um serviço de transporte municipal a todos os usuários que diariamente se locomovem pela 1ª Cidade do Brasil.